Primeira Igreja Luciferiana do Brasil. Foto: Leo Martins
A primeira Igreja Luciferiana do Brasil, em Itatiaia no Rio de Janeiro, chama a atenção de quem passa pelo km326 da Via Dutra, entre São Paulo e Rio. Os turistas se deparam com algo que parece saído de um filme ocultista: um castelo de paredes pretas com cruzes invertidas, detalhes em vermelho e a figura inusitada de um bode preto de estimação chamado Zebu.
Apesar de estar cercado por cinco igrejas evangélicas, o templo idealizado por Jonathan de Oliveira Ribeiro, mais conhecido como Mestre Jonan, ainda não tem alvará de funcionamento. Em entrevista à O Globo, o fundador contou sobre a sua invenção.
"Não posso dizer que essa demora é por intolerância religiosa. Admito que preciso entregar à prefeitura os documentos necessários", afirma o fundador.
Com dois andares, subsolo e expansão em andamento, o complexo abriga rituais com exus e pombagiras, um lago artificial, galinheiro para sacrifícios religiosos e um santuário para entidades.
"Creio que ainda faltam dois ou três anos para terminar cem por cento", conta.
A movimentação no castelo é intensa. A principal demanda são as amarrações amorosas. Esses pedidos são guardados em um coração trancado a chave, dentro da sala ritualística.
"São milhares de pedidos por mês, e grande parte do grupo que me procura é de evangélicos, católicos… Muitos que dizem ter medo e tudo mais, na hora do feitiço do amor, não tem jeito: vêm."
Para Jonan, o luciferianismo é uma filosofia de vida, não uma religião.
"É busca por conhecimento, tanto de fatos históricos como do mundo espiritual… como fazer a energia do dinheiro, do amor e do desejo estarem próximas."
A professora Joana Bahia, antropóloga da UERJ, ouvida pelo O Globo, explica:
"Exu te mostra os caminhos que você não vê… O mundo é paradoxal neste sentido." Ela aponta ainda a fusão entre espiritualidade e discurso motivacional.
"Essa linguagem tem sido bastante usada na religião evangélica; e mesmo coaches sem vinculação religiosa usam também a linguagem religiosa."
Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, Jonan monetiza cultos, rituais e lives onde aparecem até banhos em sangue.
"Tenho um fã-clube muito grande, um grupo de pessoas que eu oriento. No Brasil, são 50 mil (afiliadas)."
Em fevereiro, o templo sofreu ataque e por questões de segurança o local mantém vigilância armada, e o próprio líder tem porte de arma.
Mesmo sem liberação oficial, o espaço já abrigou o primeiro casamento luciferiano do país, com noivo a cavalo e noiva em liteira vermelha, em meio a juramentos e rituais sob a imagem de Astaroth, deusa que representa o amor e o sagrado feminino.
3
08:53, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+