Colírio. Foto: Freepik
Você sofre para enxergar sem óculos? Então talvez a solução para o seu problema esteja mais perto do que nunca! A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou o VIZZ, um colírio de uso diário à base de aceclidina capaz de corrigir a visão de perto em apenas 30 minutos, com efeito que pode durar até 10 horas.
A previsão é que o produto chegue às farmácias norte-americanas no último trimestre de 2025.
Desenvolvido pela LENZ Therapeutics, o medicamento é indicado para o tratamento da presbiopia, popularmente chamada de "vista cansada", condição que afeta cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo.
A aprovação é considerada um marco por ser o primeiro e único colírio à base de aceclidina autorizado para essa finalidade.
"A aprovação do VIZZ pela FDA é um momento decisivo para a LENZ e representa uma melhoria transformadora nas opções de tratamento disponíveis para os 128 milhões de adultos que vivem com visão de perto embaçada nos Estados Unidos. Estamos prontos e entusiasmados para lançar no mercado o primeiro e único colírio de uso diário com eficácia comprovada por até 10 horas", afirmou Eef Schimmelpennink, presidente e CEO da LENZ Therapeutics.
O VIZZ atua na contração do músculo esfíncter da íris, o que aumenta a profundidade do foco e melhora a visão de perto sem causar efeitos colaterais comuns, como a miopia.
O medicamento tem 1,44% de concentração de aceclidina e não substitui os óculos em todos os casos, mas oferece mais liberdade e praticidade, principalmente em situações específicas, como eventos ou leitura prolongada.
A decisão da FDA se baseou em três estudos clínicos de fase 3. O CLARITY 1 e CLARITY 2, que comprovaram a eficácia do VIZZ em melhorar a visão de perto em 30 minutos, com duração do efeito por até 10 horas. E por fim, o CLARITY 3, que confirmou a segurança no uso contínuo por seis meses.
Foram mais de 30 mil dias de uso observados, sem registro de eventos adversos graves relacionados ao tratamento.
Segundo os pesquisadores, os efeitos colaterais mais comuns despertaram sintomas leves e temporários. Foram eles:
A "vista cansada" é uma perda gradual da capacidade de focar objetos próximos, comum a partir dos 40 anos. Entre os sintomas estão dificuldade de leitura em baixa luminosidade, necessidade de afastar objetos para enxergar, cansaço visual e visão turva.
3
4
13:29, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.
Mesmo quem não conhece costuma reconhecer a máscara, o silêncio e a atmosfera de suspense que cercam o personagem.
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
mais notícias
+