Futebol nordestino tem grandes títulos nacionais. Foto: Divulgação / Sport Recife
Nesta quarta-feira, 08 de outubro de 2025, é comemorado o dia do nordestino. Além de comidas típicas, lugares paradisíacos, o Nordeste também é o lugar do futebol. Onde clubes grandes representam a região e já dominaram o futebol nacional e, por pouco, o intercontinental.
Sem dúvidas, a região Nordeste é uma das mais respeitadas do futebol brasileiro. Com clubes gigantes, como: Sport, Bahia, Vitória e muitos outros, todos eles figuram e exigem atenção dos seus adversários.
Neste ano de 2025, o Campeonato Brasileiro da Série A apresentou um recorde de clubes da região participantes. Hoje, cinco clubes figuram no posto mais alto do futebol nacional. As equipes são: Sport, Ceará, Fortaleza, Vitória e Bahia.
No entanto, apenas Bahia e Ceará estão conseguindo se sobressair com resultados positivos e abrindo os olhos do Brasil.
O Tricolor de Aço está lutando mais uma vez por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América. Atualmente, o Esquadrão está na quinta colocação, empatado em pontos com o Botafogo, que abre o G4, porém, está atrás pelo número de vitórias.
Já o Vozão, recém promovido, está no meio da tabela, na décima colocação, com 34 pontos, acima de clubes como: Vasco, Corinthians, Corinthians, Internacional, Atlético Mineiro e Santos. O alvinegro cearense está de olho em uma vaga na Sula 2026 e, até mesmo, na Pré-Libertadores.
Mas, vale lembrar, o Nordeste já teve seus times no posto mais alto do Brasil. O Bahêa, como é chamado pelos seus fanáticos torcedores, já foi campeão brasileiro em duas oportunidades. Em 1959, veio a primeira conquista. Quase 30 anos depois, em 1988, o segundo título.
O seu rival, o Vitória, conquistou o título da Série B em 2023, quando fez um ano perfeito na segundona. Este foi o seu primeiro título nacional na história do Leão da Barra.
Agora um outro leão, o Leão da Ilha do Retiro. O Sport Club do Recife foi campeão Brasileiro em 1987. Mesmo com toda a polêmica, o título é honesto, íntegro e totalmente reconhecido ao rubro-negro pernambucano. Além da Série A, o Sport foi campeão em 1990 da Série B.
Assim como o Vitória, o Fortaleza também já conquistou a segundona. Em 2018, comandados por Rogério Ceni, o Tricolor do Pici foi o grande campeão e com folga. Com 71 pontos, nove a mais que o CSA, vice colocado.
Falando em Segunda Divisão do Brasileirão, tem que listar o Sampaio Corrêa. a Bolívia Querida foi campeão em 1972. Mas, em 97 venceu a Série C e em 2012 venceu a D.
Pela Série C, outros quatro times já venceram: ABC, em 2010, Santa Cruz, em 2013, CSA, em 2017, e o Náutico em 2019.
Na quarta divisão, Ferroviário levantou o troféu duas vezes, em 2018 e 2023. O Guarany-CE conqusitou em 2010.
Não tem como falar de títulos nacionais, sem falar da Copa do Brasil de 2008. O Sport fez uma campanha impecável e elevou sua Ilha do Retiro, que começou a ser conhecida de "La Bombonilha". Na final, os pernambucanos venceram o Corinthians por 2 a 0 e se consagraram o único nordestino campeão da competição.
Em 2023, o Fortaleza esteve próximo de conquistar a Copa Sul-Americana, mas, nos pênaltis, após ter duas chances de sagrar campeão, foi derrotado pela LDU.
3
4
12:17, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Mesmo quem não conhece costuma reconhecer a máscara, o silêncio e a atmosfera de suspense que cercam o personagem.
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
mais notícias
+