Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Confira as 10 cidades com melhor qualidade de vida no Nordeste, segundo ranking do IPS Brasil 2025

O estudo mostra que cidades que investem corretamente em políticas públicas, mesmo com menos recursos, conseguem alcançar resultados expressivos.

Portal de Prefeitura

07 de julho de 2025 às 15:29   - Atualizado às 15:42

João Pessoa na Paraíba têm sido muito procurada por turistas nestas férias por conta de suas praias

João Pessoa na Paraíba têm sido muito procurada por turistas nestas férias por conta de suas praias Foto: Divulgação/PMJP

Uma nova edição do Anuário 2025 do Índice de Progresso Social (IPS Brasil) revelou quais são as 10 cidades com melhor qualidade de vida no Nordeste — e o resultado pode surpreender até os mais atentos. Ao contrário do que se espera, o topo da lista não é ocupado pelas grandes capitais, mas sim por cidades menores que vêm se destacando por políticas públicas eficazes e qualidade dos serviços oferecidos à população.

Com base em 57 indicadores, o IPS Brasil avalia aspectos como nutrição, moradia, educação, saúde, segurança, inclusão social, acesso à informação e qualidade do meio ambiente. O objetivo é medir o quanto os habitantes realmente têm acesso a condições dignas de vida — e não apenas se há investimento ou crescimento econômico.

A Paraíba se destaca amplamente no ranking, ocupando quatro posições entre as dez melhores, incluindo o primeiro e o segundo lugar. Municípios do Rio Grande do Norte e de Sergipe também aparecem bem colocados.

Veja a lista completa:

1º – Campina Grande (PB)
A grande campeã do ranking. Campina Grande se destaca por seu equilíbrio entre tradição e inovação, com altos índices em educação, saúde, segurança e bem-estar social.

2º – João Pessoa (PB)
A capital paraibana aparece como referência regional, com avanços consistentes em políticas públicas e infraestrutura voltada para a qualidade de vida.

Veja Também

3º – Santana do Seridó (RN)
Mesmo com menos de 3 mil habitantes, essa cidade do interior potiguar impressiona pelos resultados positivos em educação, saúde e segurança.

4º – Riacho da Cruz (RN)
Outro município potiguar no topo do ranking, se sobressai pela qualidade dos serviços básicos e pelos bons índices ambientais.

5º – Teresina (PI)
A capital do Piauí se destaca pela ampliação do acesso à informação, inclusão social e melhorias nos serviços públicos.

6º – Aracaju (SE)
A capital sergipana segue entre as melhores com desempenho consistente em saúde, moradia e educação básica.

7º – São Francisco (SE)
Cidade menos conhecida nacionalmente, tem se destacado pelo bom desempenho em segurança pública e coesão social.

8º – Natal (RN)
A capital do Rio Grande do Norte aparece com bons resultados em meio ambiente, saúde e acesso a serviços essenciais.

9º – Cabedelo (PB)
Com forte crescimento urbano e foco em infraestrutura, a cidade litorânea paraibana ganha espaço no ranking de qualidade de vida.

10º – Marizópolis (PB)
Fechando o top 10, essa pequena cidade do sertão paraibano mostra como políticas locais bem aplicadas podem transformar realidades, especialmente nas áreas de educação e saúde.

Enquanto cidades menores lideram o ranking, grandes capitais como Recife, Salvador e Maceió aparecem entre as últimas colocações. Recife, por exemplo, ocupa a 7ª posição entre as nove capitais nordestinas, com média de 63,33, ficando atrás de Teresina, Aracaju, Natal e João Pessoa.

O IPS Brasil reforça que o tamanho da cidade ou sua importância econômica não garantem boa qualidade de vida no Nordeste. O estudo mostra que cidades que investem corretamente em políticas públicas, mesmo com menos recursos, conseguem alcançar resultados expressivos.

E a sua cidade?

O levantamento do IPS 2025 serve como ferramenta de reflexão para gestores e cidadãos: quais políticas estão funcionando? O que pode ser melhorado? Cidades como Campina Grande e Santana do Seridó mostram que é possível oferecer mais dignidade e oportunidades, mesmo longe dos grandes centros urbanos.

A qualidade de vida no Nordeste passa, antes de tudo, por escolhas conscientes, planejamento público eficaz e inclusão social real.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:49, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Energéticos
Saúde

Energéticos em excesso no Carnaval: saiba os riscos do alto consumo da bebida

Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.

Jason, da sexta feira 13.
Curiosidades

Sexta-Feira 13: quem é Jason, personagem marcante da data assombrada

Mesmo quem não conhece costuma reconhecer a máscara, o silêncio e a atmosfera de suspense que cercam o personagem.

Seleção Brasileira Campeã de 1958.
Especial Copas

Curiosidades e bastidores que marcaram a conquista do primeiro título mundial do Brasil em 1958

Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.

mais notícias

+

Newsletter