Ilha de Fernando de Noronha Arquivo/Brazilian Space
Você sabia? Arquipélago de Fernando de Noronha já abrigou uma base militar dos EUA
Poucas pessoas sabem, mas Fernando de Noronha, famoso hoje por suas praias paradisíacas e área de preservação ambiental, já foi cenário de uma importante base militar dos Estados Unidos no Brasil. Entre dezembro de 1956 e janeiro de 1959, o arquipélago abrigou tropas norte-americanas em uma operação estratégica durante a Guerra Fria, quando a ilha era ponto-chave para monitoramento de mísseis lançados do Cabo Canaveral, nos EUA.
Em 17 de dezembro de 1956, tropas americanas desembarcaram em Fernando de Noronha, surpreendendo a população local que vinha acompanhando a movimentação de navios e helicópteros desde o mês anterior. Cerca de 150 militares americanos e 250 brasileiros participaram da construção das instalações que serviriam para monitorar mísseis teleguiados — uma tecnologia de ponta na época — lançados da Flórida.
Apesar da base estar em território brasileiro, o controle operacional era dos EUA, conforme acordo entre os governos. O Brasil, sob o governo de Juscelino Kubitschek, alinhado aos interesses americanos na Guerra Fria, permitiu o uso da ilha por um período inicial de cinco anos, renovável. Em troca, o governo brasileiro recebeu equipamentos militares avaliados em cerca de 100 milhões de dólares e apoio na instalação de sistemas de comunicação importantes para a defesa nacional.
A localização geográfica da ilha, no meio do Oceano Atlântico, era considerada ideal para o monitoramento de lançamentos e trajetórias de foguetes, além de reforçar a presença estratégica dos EUA na América do Sul. Durante a Segunda Guerra Mundial, acordos semelhantes já tinham permitido o uso de bases aéreas brasileiras para operações conjuntas, e Fernando de Noronha entrou nesse contexto como ponto avançado da Guerra Fria.
Em janeiro de 1959, a base dos EUA em Fernando de Noronha foi oficialmente desativada, encerrando pouco mais de dois anos de ocupação militar. Apesar do breve período, a presença americana deixou marcas na infraestrutura da ilha e contribuiu para sua importância estratégica até os dias atuais.
Hoje, Fernando de Noronha é símbolo de turismo ecológico e proteção ambiental, mas a história da base militar americana é um capítulo fascinante e pouco conhecido da ilha.
Fernando de Noronha base militar dos EUA é uma curiosidade histórica que mostra como a geopolítica global já alcançou até os recantos mais remotos do Brasil. Se você se interessa por história militar, política internacional e a história do Brasil, este é um detalhe surpreendente para guardar e compartilhar!
3
14:42, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Tricolor do Arruda foi derrotado por Náutico e Sport durante a disputa do Campeonato Pernambucano.
O voto do relator, ministro Cristiano Zanin, abriu espaço para diferentes interpretações dentro do debate.
Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.
mais notícias
+