Pernambuco, 22 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SUS: pacientes poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto; entenda

A novidade será possível graças à conversão de dívidas de operadoras de planos de saúde com o SUS em prestação de serviços especializados.

Gabriel Alves

29 de julho de 2025 às 16:52   - Atualizado às 16:52

Mascote do SUS, Lula e ministro da Saúde.

Mascote do SUS, Lula e ministro da Saúde. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A partir de agosto, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a ter acesso a consultas, exames e cirurgias em unidades de saúde particulares, como se fossem usuários de planos. A medida faz parte do programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Ministério da Saúde para reduzir filas na rede pública.

A novidade será possível graças à conversão de dívidas de operadoras de planos de saúde com o SUS em prestação de serviços especializados. Nesta primeira etapa, cerca de R$ 750 milhões serão usados para custear atendimentos prioritários.

As operadoras poderão atuar nas seguintes áreas:

  • Oncologia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Cardiologia;
  • Ginecologia.

Os serviços serão ofertados conforme as necessidades apontadas por estados e municípios, que indicarão os maiores gargalos locais no acesso a especialistas.

Acesso

O acesso será feito por encaminhamento, a partir das decisões das equipes do SUS. A organização da fila e dos atendimentos ficará a cargo dos complexos reguladores estaduais e municipais, garantindo que o paciente seja direcionado conforme a prioridade e a necessidade clínica.

Veja Também

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o foco está em aproveitar a estrutura existente na rede privada:

“O que estamos valorizando nesse mecanismo é saber onde estão os médicos especialistas, onde estão os equipamentos, e levar o paciente do SUS a esses locais”, afirmou.

Pagamento

As operadoras receberão apenas após a conclusão de um pacote completo de atendimento, o chamado combo de cuidados, incluindo consulta, exames e eventuais cirurgias. O objetivo é garantir eficiência e controle de qualidade nos serviços prestados.

As operadoras interessadas devem aderir voluntariamente ao edital, comprovando:

  • Estrutura técnica e operacional adequada;
  • Capacidade mínima de 100 mil atendimentos mensais, ou, de forma excepcional, 50 mil em áreas de baixa cobertura;
  • Uma matriz de oferta compatível com as demandas do SUS em cada região.

Para as operadoras, os benefícios incluem:

  • Abatimento de dívidas com o SUS;
  • Regularização fiscal;
  • Ampliação do uso da rede hospitalar conveniada.

Para o Governo Federal, o programa representa uma estratégia de desafogar a rede pública, reduzir ações judiciais e otimizar o uso da infraestrutura já existente.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) seguirá fiscalizando as operadoras. Será proibido priorizar pacientes do SUS em detrimento dos usuários de planos privados, e vice-versa.

A distribuição regional dos atendimentos será equilibrada por meio de metas definidas previamente, com foco nas regiões com maior escassez de serviços médicos especializados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:59, 22 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Demolição do edifício no Recife.
Etapa

No Recife, Edifício da Rua da União entra em fase de demolição mecanizada

A intervenção entrou na fase com a utilização de uma escavadeira hidráulica, que será responsável pela retirada da estrutura restante do imóvel.

Assembleia de trabalhadores da Caixa.
Definição

Greve na Caixa: Assembleia rejeita proposta e decide pela continuidade da paralisação em Pernambuco

Diante da decisão, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco convocou os empregados da Caixa para um ato nesta terça (22), às 9h, em frente à Caixa Edifício-Sede.

TJPE abre inscrições para casamento coletivo em Pernambuco
Pernambuco

TJPE abre inscrições para 950 vagas em casamentos coletivos; confira cidades, prazos e como se inscrever

No ato do cadastro é preciso anexar uma certidão de hipossuficiência (declaração que a pessoa não possui condições financeiras para pagar custas de processos judiciais ou taxas de cartório sem prejuízo do próprio sustento e de sua família).

mais notícias

+

Newsletter