Pernambuco, 01 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sindicato denuncia Hapvida por demitir funcionária em tratamento contra o câncer

A mulher foi desligada da empresa após nove anos de trabalho justametne no mês do Outubro Rosa.

Redação

09 de novembro de 2025 às 14:25   - Atualizado às 14:27

Sindicato denuncia Hapvida por demitir funcionária em tratamento contra o câncer.

Sindicato denuncia Hapvida por demitir funcionária em tratamento contra o câncer. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Nível Médio e Técnico da Saúde do Estado do Ceará (SATS-CE) utilizou suas redes sociais para denunciar a demissão de uma funcionária da Hapvida que estava em tratamento contra o câncer. 

De acordo com o sindicato, a mulher identificada como Ziran trabalhava há nove anos na empresa e foi dispensada logo após retornar do tratamento oncológico. Segundo o relato, ela foi informada de que “não fazia mais o perfil da empresa”, uma justificativa que o sindicato classificou como desumana e discriminatória.

O SATS-CE afirmou que o caso representa uma contradição grave entre o discurso institucional e a prática adotada. Em nota publicada no perfil oficial, a entidade destacou que a Hapvida realiza campanhas em datas como o Outubro Rosa, mas, ao mesmo tempo, teria dispensado uma funcionária justamente por estar enfrentando um câncer.

“O ‘perfil’ que a Hapvida procura é de alguém que não adoece”, afirmou o sindicato em um dos trechos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal de Prefeitura (@portaldeprefeitura)

Veja Também

Ainda segundo a publicação, Ziran relatou ter enfrentado dificuldades para conciliar o tratamento com a rotina de trabalho, mas se esforçava para cumprir a carga horária exigida. Mesmo assim, acabou sendo desligada em um momento de fragilidade física e emocional. O sindicato chamou atenção para o impacto que a demissão pode causar na continuidade do tratamento, já que o emprego garantia estabilidade financeira e acesso a cuidados médicos.

O vídeo compartilhado pelo sindicato mostra a profissional contando, de forma emocionada, que dedicou quase uma década à empresa e foi surpreendida com o desligamento logo após vencer uma das fases mais difíceis da doença. 

O SATS-CE informou que acompanha o caso e pretende adotar medidas para garantir que situações semelhantes não se repitam. A entidade defende que o episódio seja investigado pelos órgãos competentes e que a empresa se responsabilize pelos danos causados.

Até o momento, a Hapvida não se manifestou publicamente sobre o caso nas suas redes oficiais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:50, 01 Nov

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sorteio será às 11h no Espaço da Sorte em São Paulo.
Loterias

Mega-Sena pode pagar R$ 42 milhões neste domingo (1º); apostas terminam neste sábado (31)

Concurso 3.080 será sorteado às 11h, em São Paulo. Segundo a Caixa, os jogos podem ser registrados até as 22h.

Calor e baixa umidade no Nordeste.
Aviso

APAC emite alerta para calor intenso e baixa umidade do ar em regiões de Pernambuco; veja quais

De acordo com o órgão, uma massa de ar quente e seco está atuando na região central do estado e deve manter as temperaturas elevadas.

Cursos do MEC para professores.
Oportunidade

Programa oferece cursos gratuitos de Inteligência Artificial para professores; veja como participar

Os conteúdos incluem orientações para elaboração de planos de aula, criação de comandos para sistemas de inteligência artificial (prompt) e desenvolvimento de assistentes virtuais para apoiar atividades educacionais.

mais notícias

+

Newsletter