Celulares recuperados pela SDS. Foto: SDS/Divulgação
Em uma ação no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), aproximadamente 200 aparelhos celulares perdidos ou frutos de roubo e furto, foram devolvidos aos proprietários na manhã desta terça-feira, 15 de julho, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
A iniciativa integra as ações do Juntos pela Segurança, com foco na repressão qualificada aos crimes patrimoniais e no combate ao comércio ilegal de celulares. A ação conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) utiliza o número de IMEI registrado pelas vítimas, em boletins de ocorrências, para rastreamento e recuperação dos aparelhos.
A identificação dos donos e a devolução dos aparelhos são feitas após a confirmação dos dados no sistema.
"O Programa Recupera é um projeto que foi implementado em parceria ao Alerta Celular. São duas ferramentas que possibilitam que a gente identifique o celular que foi subtraído, extraviado, furtado ou roubado e que a gente entre em contato com aquela pessoa que teve o celular extraviado e a gente consiga devolvê-lo. Através de novas formas de investigação, novas metodologias de investigação, a gente consegue não apenas uma ação na abordagem, mas identificar quais são aqueles celulares que estão efetivamente em poder de uma outra pessoa.", explicou o delegado geral da Polícia Civil, Renato Rocha.
O programa Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), contribuiu para a recuperação de 13 celulares roubados ou furtados neste fim de semana no estado. Os aparelhos foram localizados durante abordagens da Polícia Militar (PMPE), que realizou consultas criminais e encaminhou os suspeitos às delegacias da Polícia Civil.
A iniciativa permite que cidadãos cadastrem seus dispositivos móveis no sistema, facilitando a identificação e devolução em caso de roubo ou furto.
Para realizar o cadastro, é necessário acessar a plataforma digital do programa. Basta informar dados pessoais e o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho.
3
4
12:48, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
mais notícias
+