Polícia Federal. Foto: Divulgação
A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (20) um dos assaltantes de banco mais procurados do Brasil. O criminoso foi localizado e capturado na cidade de Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, após ter a prisão preventiva decretada recentemente pela Justiça Federal.
Acusado de integrar e liderar quadrilhas especializadas em crimes contra instituições financeiras, ele é apontado como um dos responsáveis pelo ousado assalto a uma aeronave pagadora no Aeroporto Regional de Caxias do Sul, em junho de 2024. Na ocasião, um grupo de nove homens armados invadiu a área de segurança do aeroporto utilizando três veículos blindados dois deles caracterizados como falsas viaturas da Polícia Federal e conseguiu roubar mais de R$ 14 milhões.
Durante a ação, houve confronto com forças de segurança, que resultou na morte do sargento Fabiano Oliveira, da Brigada Militar. A operação foi classificada como uma das mais violentas já registradas na região, evidenciando o grau de organização e poder bélico da quadrilha.
Além disso, o assaltante de banco mais procurado do Brasil também é acusado de liderar os ataques simultâneos às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em Araçatuba (SP), em 2021. Na ação, explosivos foram espalhados pelas ruas da cidade, três pessoas morreram dois civis e um dos criminosos e cinco ficaram feridas. Uma das vítimas teve os dois pés amputados após acionar, acidentalmente, um dos artefatos explosivos.
Após ser preso, o suspeito passou por todos os procedimentos legais e foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Federal continua investigando os vínculos do preso com outras células criminosas que atuam no país em crimes de grande escala e violência extrema.
A prisão do assaltante de banco mais procurado do Brasil representa um avanço importante no combate ao crime organizado e à crescente onda de ataques a instituições financeiras, que têm desafiado as forças de segurança pública em todo o país.
3
4
12:53, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
mais notícias
+