Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor e líder da Assembleia de Deus no Maranhão morre após sofrer AVC hemorrágico

Ex-deputado estadual morreu no Rio de Janeiro enquanto se preparava para um transplante de fígado.

Portal de Prefeitura

22 de setembro de 2025 às 15:34   - Atualizado às 15:40

Pastor e líder da Assembleia de Deus no Maranhão, pastor José Alves Cavalcante

Pastor e líder da Assembleia de Deus no Maranhão, pastor José Alves Cavalcante Foto: Divulgação/COMADESMA

Faleceu na madrugada deste domingo, 21 de setembro de 2025, o pastor José Alves Cavalcante, aos 65 anos. Ex-deputado estadual do Maranhão e presidente da Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Sul do Maranhão (Comadesma), o líder religioso estava internado em um hospital no Rio de Janeiro, onde se preparava para um transplante de fígado.

Pastor Cavalcante enfrentava, há mais de 20 anos, uma batalha contra a Hepatite C. O tratamento de longa duração causou severos danos ao fígado, levando à necessidade de um transplante. Um de seus filhos seria o doador vivo do órgão, mas o procedimento não chegou a acontecer. Internado inicialmente em São Luís (MA), ele foi transferido para a capital fluminense no dia 19 de setembro, em uma UTI aérea autorizada pela equipe médica.

No Rio de Janeiro, já em preparação para a cirurgia, o pastor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, sendo entubado em seguida. A situação evoluiu rapidamente para duas paradas cardíacas, das quais ele não se recuperou.

Natural de Coroatá (MA), Pastor Cavalcante teve atuação política relevante, sendo eleito deputado estadual em 2018 e ocupando o cargo até 2022. Dentro da igreja, foi um dos principais líderes evangélicos do estado, presidindo a Comadesma e liderando a Assembleia de Deus em Açailândia.

Em nota, a Comadesma lamentou profundamente a perda do seu presidente e relembrou sua trajetória de fé, superação e liderança. A nota destacou também o apoio da família durante o período de internação, além da solidariedade demonstrada por membros da igreja e pastores de diversas regiões.

Veja Também

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também se manifestou:

“A comunidade cristã do Maranhão perde um líder com o falecimento do pastor Cavalcante, presidente da Comadesma, da Assembleia de Deus em Açailândia e ex-deputado estadual. Minha solidariedade aos familiares, amigos e aos membros da congregação.”

Pastor Cavalcante deixa esposa, três filhos, uma nora, um genro e quatro netos. O local e horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:03, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter