Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pai de santo é preso por obrigar mulheres vulneráveis a fazerem sexo oral: "purificação"

Segundo investigações, o pai de santo criava um ambiente de dependência emocional, que combinava ameaças veladas mais promessas de proteção espiritual.

Gabriel Alves

11 de agosto de 2025 às 15:20   - Atualizado às 15:25

Viatura da polícia para prender pai de santo.

Viatura da polícia para prender pai de santo. Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), prendeu preventivamente o pai de santo Renato Hudson Silva Alves, acusado de usar mulheres em situação de vulnerabilidade para exercer controle absoluto sobre elas. O suspeito foi detido na última sexta-feira, 8 de agosto, pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (Deam I), em Taguatinga Sul.

De acordo com as investigações, Hudson criava um ambiente de dependência emocional, que combinava ameaças veladas mais promessas de proteção espiritual. Muitas das vítimas procuravam o local em busca de tratamentos como depressão, violência doméstica e/ou doenças físicas, entretanto, acabavam sendo abusadas sexualmente sob pretextos voltados a religião.

Segundo relatos, Renato justificava os estupros como um processo de “purificação” e obrigava as frequentadoras a praticarem sexo oral sob a alegação de que precisava “limpar a língua” delas. Em um caso, ele chegou a proibir que uma vítima tivesse qualquer relacionamento amoroso, afirmando que isso poderia “prejudicá-la”.

O acusado também dizia que as relações sexuais dentro do terreiro ajudariam as mulheres a “se organizarem mentalmente” e ameaçava as que interrompessem os “tratamentos sexuais”, alegando que poderiam “enlouquecer”.

Conforme a PCDF, Renato usava sua posição como líder espiritual, visto como conselheiro, juiz e porta-voz dos orixás, para criar um padrão de abusos. Uma das vítimas relata ter sido estuprada, manipulada e até mutilada com navalhas durante rituais que prometiam “cura espiritual” para transtorno bipolar, ao longo de dois anos.

Veja Também

As apurações fazem parte da Operação Sórdida Oblatio, que revelou que o terreiro mudava constantemente de endereço para dificultar a ação das autoridades e o contato com possíveis vítimas. A estratégia foi um dos fatores que levaram à decretação da prisão preventiva, acatada pela Justiça.

A Polícia Civil não descarta o surgimento de novos relatos. O nome da operação, em latim, “oferta impura”, faz referência à deturpação da fé e da espiritualidade como instrumentos de exploração e violência.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

Máquina de cartão de crédito usada por ambulante preso.
Estelionato

"Para gringo é mais caro": ambulante é preso após cobrar R$ 2,4 mil por duas cervejas a turistas

Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.

mais notícias

+

Newsletter