Previdência Social, do INSS. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O salário mínimo no Brasil passou por um novo reajuste neste mês de janeiro, estabelecendo o valor de R$ 1.621,00 como base para a economia nacional. Em primeiro lugar, o aumento representa um ganho real para os trabalhadores, seguindo a política de valorização que considera a inflação e o crescimento do PIB. De fato, esse novo montante serve de referência para mais de 60 milhões de pessoas, entre empregados do setor privado e beneficiários de programas sociais.
O reajuste do salário mínimo altera automaticamente o valor do piso previdenciário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Além disso, para quem recebe benefícios acima do mínimo, o índice de correção seguiu a variação do INPC, resultando em um teto do INSS de R$ 8.475,55. Nesse sentido, conforme informações do portal G1, os aposentados começarão a receber os valores atualizados nos calendários de pagamento que se iniciam na última semana deste mês.
Com a alteração do teto e do mínimo, as faixas de desconto do INSS nos contracheques também foram atualizadas. Dessa forma, as alíquotas permanecem progressivas, variando entre 7,5% e 14% de acordo com a remuneração mensal do trabalhador. Conforme o site Portal Contábeis, as novas faixas de contribuição garantem que o cálculo do desconto seja proporcional à renda, incidindo valores maiores apenas sobre as parcelas que ultrapassam os limites de cada categoria.
Além dos valores financeiros, 2026 traz novos requisitos para quem deseja solicitar a aposentadoria através das regras de transição da Reforma de 2019. Contudo, a idade mínima e a pontuação necessária subiram novamente neste ano, exigindo 93 pontos para mulheres e 103 pontos para homens. De acordo com a agência Agência Brasil, esse escalonamento gradual visa garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário a longo prazo enquanto o país se adapta às novas mudanças demográficas.
O cronograma de depósitos segue a numeração final do cartão do benefício e está dividido entre quem recebe o piso e quem ganha acima dele. Portanto, é fundamental que o cidadão consulte o aplicativo Meu INSS para verificar a data exata da liberação do recurso atualizado. De acordo com o portal Poder360, a expectativa é que a circulação desse novo montante injete bilhões de reais na economia brasileira, estimulando o consumo interno e o comércio varejista.
Conteúdo produzido com o auxílio de IA.
2
4
22:48, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+