Bebidas destiladas e mulher que está internada. Fotos: Governo de SP/Divulgação e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Uma mulher de nome Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, está internada desde o dia 29 de setembro em São Bernardo do Campo, município de São Paulo. De acordo com a prefeitura, a família foi comunicada na sexta-feira, 3 de outubro, de que os médicos do Hospital de Clínicas da cidade iniciaram o protocolo para confirmar morte cerebral.
A jovem foi hospitalizada após ingerir vodca misturada com suco de pêssego em um bar e apresentar sinais de intoxicação, que as autoridades investigam como relacionados à presença de metanol.
Esse protocolo hospitalar é formado por uma série de etapas destinadas a verificar se houve perda irreversível das funções do cérebro. Entre os procedimentos obrigatórios estão dois exames clínicos que atestem ausência de percepção e funcionamento do tronco encefálico; teste para confirmar que não há movimentos respiratórios mesmo sob estímulo máximo; e exame complementar capaz de comprovar a ausência de atividade elétrica encefálica.
Bruna chegou à unidade hospitalar já entubada, depois de ter sido socorrida inicialmente em uma UPA de São Bernardo. Desde então, vem recebendo acompanhamento intensivo. Segundo familiares, ela chegou a passar por sessões de hemodiálise e recebeu o medicamento considerado antídoto contra intoxicação por metanol.
Karin, irmã da jovem, disse que uma médica da equipe relatou a suspeita de uma concentração elevada da substância no organismo. O namorado de Bruna também apresentou sintomas e foi internado em outra unidade de saúde.
A Polícia Civil apura a origem da bebida consumida por Bruna. Uma distribuidora que teria fornecido o produto ao bar foi alvo de diligências. O responsável, ouvido em depoimento, negou exclusividade no fornecimento.
Relatos de amigos apontam que Bruna passou o domingo em um bar para assistir a um show de pagode. Ela consumiu bebidas alcoólicas ao longo do dia, mas só manifestou sintomas graves na segunda.
“Estava feliz, se divertiu. Mas no dia seguinte teve náuseas, vômito e visão turva”, contou a amiga Gabriela Damasceno.
Na manhã de segunda, a jovem piorou e precisou de atendimento médico imediato, sendo levada às pressas para o hospital onde permanece internada.
3
07:30, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+