Diniz de Sá Cavalcanti, ex-prefeito de Petrolina que morreu aos 99 anos. Foto: Redes Sociais/Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Morreu, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, o ex-prefeito da cidade de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti, aos 99 anos, em sua própria residência. Conhecido como 'Seu Diniz', ele deixa esposa, seis filhos, netos e bisnetos.
Figura histórica da política petrolinense, Seu Diniz teve uma trajetória extensa no serviço público. Foi vereador por cinco mandatos, entre 1955 e 1971 e novamente de 1989 a 1992. Também exerceu o cargo de vice-prefeito em dois períodos, nos anos de 1973 e 1977, e comandou o Executivo municipal como prefeito entre 1977 e 1982.
Além da atuação no município, Diniz de Sá Cavalcanti foi deputado estadual em Pernambuco por três mandatos consecutivos, eleitos em 1990, 1994 e 1998, com atuação voltada especialmente para demandas do Sertão.
Natural de Cabrobó, ele se mudou para Petrolina aos 17 anos, acompanhado da família. Antes de ingressar na vida política, trabalhou como caminhoneiro, motorista e também na agricultura, atuando no cultivo de cebola e melão. Ao longo da vida, presidiu o Rotary Clube de Juazeiro, na Bahia, e entidades ligadas à produção agrícola, como a Associação de Produtores de Tomate do Médio do São Francisco e dos Irrigadores do Projeto Senador Nilo Coelho.
Durante o mandato como prefeito, Seu Diniz deixou marcas importantes na infraestrutura da cidade, com obras como o viaduto do Barranqueiro e a implantação do atual aeroporto de Petrolina. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), teve papel relevante na defesa de projetos voltados ao desenvolvimento do interior do estado.
Pai do ex-vereador Diniz Guilherme e da ex-vereadora Márcia Cavalcanti, Seu Diniz tornou-se uma referência no cenário político pernambucano, com reconhecimento por sua longa trajetória pública e contribuição ao desenvolvimento de Petrolina e do Sertão.
O atual gestor do município, Simão Durando, publicou uma nota de pesar lamentando a perda. Veja abaixo.
"Hoje é um dia de profunda tristeza para o povo de Petrolina. Perdemos um dos grandes homens que ajudaram essa cidade a ser o que ela é hoje, uma terra de sonhos impossíveis que viraram realidade. Diniz de Sá Cavalcanti nos deixa aos 99 anos. “Seu Diniz”, como costumávamos chamar carinhosamente, dedicou grande parte de sua vida à construção de Petrolina e ao serviço público.
Foi um líder político protagonista de momentos importantes da história do nosso município. Atuou com responsabilidade e visão tanto no Executivo quanto no Legislativo, deixando contribuições que ajudaram a transformar a cidade e a fortalecer o desenvolvimento do Sertão.
Tenho por ele um respeito que vai além da política. Conversamos muito, aprendi várias lições e preservarei sempre na lembrança mais que o professor, um grande amigo. Amigo também de Petrolina.
O legado de grandes homens não se perde nunca. Seu Diniz deixa uma enorme herança a Petrolina, de obras, prosperidade e sonhos realizados durante uma vida inteira colocada a serviço do coletivo.
Neste momento de dor, me solidarizo com toda sua família, amigos e com todos os petrolinenses que hoje sentem essa perda".
3
04:48, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+