Líder do PCC no ABC e ex-delegado que foi executado. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) no ABC Paulista, na Região Metropolitana de São Paulo, Felipe Avelino da Silva, conhecido como Mascherano, foi preso nesta segunda-feira, 6 de outubro. Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública, confirmou a informação.
Ele é suspeito de envolvimento na execução do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, que o ocorreu no dia 15 de setembro, no município de Praia Grande. As digitais de Mascherano foram encontradas no carro usado no crime.
Derrite afirmou que a prisão foi feita pela Polícia Civil de São Paulo (PCSP) na cidade de Cotia, Região Metropolitana. Felipe já foi preso outras duas vezes, ficando detido de 2017 a 2023, quando passou para o regime aberto, além de possuir histórico por tráfico de drogas, corrupção de menores, roubo qualificado, localização e apreensão de veículo.
“Ainda é cedo para apontar quais foram os papéis deles. O que se tem é que, após o trabalho pericial, eles estavam na cena do crime”, explicou Derrite na semana em que Ruy foi assassinado.
Durante um confronto armado na manhã do dia 30 de setembro, um dos suspeitos de matar o ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), Ruy Ferraz Fontes, foi morto no Paraná pela polícia.
Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de SP, divulgou a informação e pelo atual delegado-geral da corporação, Artur Dian. Para as autoridades, o suspeito, identificado como Umberto Alberto Gomes, de 39 anos, é o possível atirador que vitimou Ruy.
O homem era considerado suspeito por ter as impressões digitais encontradas em um imóvel na cidade de Mongaguá, perto de Praia Grande e usado como base de apoio pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Umberto já era alvo de mandado de prisão e estava entre os oito investigados pela força-tarefa criada para apurar a execução de Ruy Fontes. Quatro deles já foram presos. De acordo com Dian, o suspeito havia fugido para o Paraná, o que motivou a ida de equipes de diversas delegacias paulistas ao estado, no último sábado (27), com apoio da Polícia Civil paranaense (PCPR).
3
4
22:50, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+