Na semana anterior à morte, uma das irmãs de Jéssica Daugirdas havia informado que Jéssica estava internada em decorrência de um quadro grave de sepse.
Jéssica Daugirdas, influenciadora de 35 anos que morreu. Foto: Redes Sociais/Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Jéssica Daugirdas, uma influenciadora de 35 anos, faleceu após enfrentar e compartilhar, de forma púbica, sua batalha contra o câncer, assim como o tratamento e os desafios da doença, pelas redes sociais. Familiares confirmaram a morte nas internet.
No comunicado, familiares destacaram a luta travada por Jéssica ao longo dos últimos anos.
“É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Jéssica. Deus, em sua infinita sabedoria, levou nossa guerreira para estar com Ele, depois que ela lutou bravamente até o fim, com força, fé e coragem”, diz a nota divulgada.
A família também pediu orações e apoio neste momento de luto.
“Nos unimos em oração para que o Senhor conforte os corações de todos os familiares e amigos, e que a paz de Cristo sustente a cada um”, acrescenta o texto.
Na semana anterior à morte, uma das irmãs da influenciadora havia informado que Jéssica estava internada em decorrência de um quadro grave de sepse, uma infecção generalizada que pode causar falência de órgãos.
Jéssica foi diagnosticada com câncer colorretal em 2023. Desde então, passou por diferentes etapas de tratamento, incluindo uma cirurgia experimental para preservação do útero, sessões de quimioterapia oral e radioterapia. Posteriormente, foi submetida a um procedimento cirúrgico para retirada do câncer e reconstrução do útero.
Nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde reunia quase 100 mil seguidores, Jéssica documentava a rotina de tratamento, falava abertamente sobre viver com uma bolsa de ostomia e compartilhava reflexões sobre fé, superação e qualidade de vida durante o enfrentamento da doença.
Câncer (ou tumor maligno) é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, estas células agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor (metástases).
O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.
Existem mais de 100 tipos de câncer, que correspondem aos vários tipos de células presentes no corpo humano. O câncer de pele, por exemplo, tem vários tipos, uma vez que a pele é composta por mais de um tipo de célula.
O câncer pode ter várias causas. Fatores externos ou internos ao organismo contribuem para o desenvolvimento da doença. As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente, aos hábitos, costumes e qualidade de vida da própria pessoa. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
Alguns tipos de câncer têm a causa bem conhecida. O cigarro, por exemplo, pode causar câncer de pulmão. A exposição excessiva ao sol, pode provocar câncer de pele. Alguns vírus podem causar leucemia e o HPV câncer de cólo do útero. Outros tipos de câncer, ainda em estudo, podem ter ligação direta com componente dos alimentos.
O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam as chances de câncer. Esse fator somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais frequente nesses indivíduos.
3
08:59, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+