Pernambuco, 14 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inep avalia uso de Inteligência Artificial na elaboração do Enem; entenda

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece em dois dias e reúne provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com 90 questões.

Isabella Lopes

10 de dezembro de 2025 às 15:34   - Atualizado em 16 de dezembro de 2025 às 13:52

Enem 2025.

Enem 2025. Foto: Reprodução/INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisa incorporar Inteligência Artificial (IA) na preparação do modelo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela assessoria do órgão ao Metrópoles nesta quarta-feira, 10 de dezembro.

Em nota, o Inep explicou que os testes em andamento analisam uma possível combinação entre a participação de estudantes e o apoio da tecnologia.

“Os estudos que estão sendo conduzidos pelo Inep preveem a combinação de estudantes e Inteligência Artificial na realização de pré-testes. A participação de estudantes continua sendo necessária, mas a tecnologia permitirá ao Inep manter a qualidade dos pré-testes com uma logística mais eficiente”, afirmou o órgão.

Como a tecnologia pode atuar 

O Enem acontece em dois dias e reúne provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com 90 questões. A IA pode ser utilizada como ferramenta auxiliar na formulação do pré-teste, ao sugerir itens que podem fazer parte da avaliação e verificando a dificuldade de cada pergunta.

O objetivo é identificar se uma questão diferencia estudantes que dominam determinado conteúdo dos que ainda apresentam dificuldade, mantendo o padrão de avaliação já adotado pelo exame.

Veja Também

Apesar do avanço das discussões, o Inep destaca que a IA não substituirá a participação dos estudantes. O uso da tecnologia seria restrito ao pré-teste, etapa que utiliza questões semelhantes às da prova oficial e é essencial para validar a qualidade dos itens.

MEC reforça iniciativas para estudantes

Além do estudo sobre IA, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) seguem ampliando ações voltadas à preparação dos participantes do Enem. Uma das novidades é o aplicativo MEC Enem, o Simuladão do Enem, lançado recentemente.

A ferramenta reúne simulados organizados por área do conhecimento, correção automática de redação, vídeos educativos, apostilas e um assistente virtual, funcionando como apoio gratuito para quem se prepara para o exame.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:02, 14 Out

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Polícia Federal deflagra operação contra compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Pernambuco.
Crime

Polícia Federal deflagra operação contra compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Pernambuco

As investigações começaram após a identificação de atividades suspeitas em um grupo do aplicativo de mensagens Telegram.

Sede do Instituto Vizinhos Solidários, no Recife.
Solidariedade

Instituto Vizinhos Solidários leva dia de brincadeiras e presentes a crianças de comunidades do Recife

Ação reúne recreação e atividades infantis; organização recebe brinquedos e busca voluntários para participar.

Mega-Sena.
Prêmio

Mega-Sena sorteia bolada de R$ 150 milhões nesta quarta (14)

Concurso teve calendário alterado pelo feriado; apostadores devem observar o prazo limite para registrar os jogos.

mais notícias

+

Newsletter