Fumaça de incêndio que atingiu hospital, em São Paulo. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Um paciente morreu durante a transferência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, após o incêndio que atingiu o complexo hospitalar na sexta-feira, 30 de janeiro, na Zona Oeste da capital paulista.
A morte foi confirmada neste sábado (31) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. De acordo com a instituição, o paciente apresentava um quadro clínico extremamente grave antes da ocorrência.
A transferência foi necessária em razão da interrupção no fornecimento de energia elétrica provocada pelo incêndio. Durante o deslocamento, a equipe médica prestou assistência imediata, mas o paciente não resistiu. O Icesp divulgou nota lamentando o falecimento e informou que está oferecendo apoio e solidariedade aos familiares.
Durante a ocorrência, oito dos 21 pacientes que estavam na unidade precisaram ser removidos. Cinco foram encaminhados ao Instituto do Coração e outros três ao Instituto Central do Hospital das Clínicas. A operação contou com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Em comunicado oficial, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o incêndio teve início na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp, localizada na área externa do prédio do InCor, dentro do mesmo complexo hospitalar. A fumaça se espalhou pelo local e atingiu áreas da própria secretaria.
Segundo a pasta, o Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e pacientes e profissionais foram realocados para outras áreas, seguindo os protocolos de segurança, com o objetivo de garantir a continuidade do atendimento e a segurança de todos.
A Defesa Civil também foi acionada e atuou no gerenciamento da crise, especialmente para minimizar riscos aos pacientes em tratamento, conforme informou o capitão Eduardo Henrique Schulte Leme.
Apesar da gravidade da situação, não houve registro de feridos em decorrência do incêndio.
Duas crianças, identificadas como Bernardo Abraão, de 6 anos, e Alexia Rielly, de 3, morreram após um incêndio atingir a casa onde moravam, na Rua Alferes João Ferreira, no bairro de Pitanga, em Pesqueira, cidade localizada no Agreste de Pernambuco.
Por estarem sozinhas em casa, no momento do fogo, vizinhos ainda chegaram a socorrer as vítimas, mas não resistiram aos ferimentos e vieram à óbito.
3
05:23, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+