Traficantes no Ibura e novo aviso ameaçador. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Um comunicado que circula entre grupos de mensagens de moradores do Ibura, localizado na Zonal Sul do Recife, direciona novas ameaças tanto aos residentes, como provedores de internet em quatro comunidades do bairro: UR-5, Lagoa Encantada, Vila das Crianças e Tancredo.
O Portal de Prefeitura, no mês de junho, publicou com exclusividade a primeira denúncia do caso com o aviso inicial feito pelos traficantes. Embora os provedores ameaçados continuem os mesmos: Brisanet, Vivo e Claro, o comunicado recente menciona a cobrança de taxas e "punições nas alturas".
Confira
"Comunicado Importante - UR5 Lagoa Encantada /Vila das Crianças - Tancredo
Primeiramente, quero desejar uma boa tarde.
Venho, por meio deste comunicado, mostrar e avisar a todos os provedores da UR5 Lagoa Encantada, Vila das Crianças e Tancredo que só irão trabalhar com internet aqueles que vierem a contribuir com a taxa.
Quem for pego subindo em cima dos postes quando a internet vier a ser tirada será punido nas alturas.
Vemos, por meio deste comunicado, passar a transparência para todos pegarem a visão, para depois, quando nós viermos agir, não dizerem que não falamos.
E ressaltando que está proibido o uso de Brisanet, Claro, Vivo e Tim dentro dessas áreas. Quem for pego usando será punido severamente".
Já no final de julho, câmeras de segurança flagraram um grupo cortando os fios em algumas ruas.
Através de mensagens por aplicativo, os funcionários receberam avisos intimidadores dos criminosos que anunciam cobranças de R$ 10,00 por cada cliente que os provedores possuem. E, caso o valor não seja pago, todo cabeamento seria cortado.
"Preciso disso para ontem, porque vamos passar recolhendo a taxa de R$ 10,00 por cada cliente ativo que você tem. Daqui para o dia 15, preciso da relação que lhe pedi para eu poder colocar na planilha que você está tudo 'ok'", diz o aviso.
Não aguentando mais a situação, alguns dos trabalhadores se reuniram, prestaram queixa na Delegacia e agora aguardam uma ação ou proteção, tendo em vista o agravamento nas ameaças.
"Boa noite. Dia 20, para quem não pagar, iremos arrancar todas as "internet" e não terá mais acordo para todos! Será proibido subir em poste, colocar internet nas nossas áreas. Quem for pego fazendo isso, será punido severamente", escrevem os criminosos.
2
18:21, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+