Socorristas encontraram a vítima em parada cardiorrespiratória e realizaram tentativas de reanimação durante aproximadamente 25 minutos.
18 de agosto de 2026 às 10:46 - Atualizado às 11:19
Manoel Messias Silva Cerqueira tinha 34 anos. Foto: Reprodução/Redes sociais/Brigada Águia Resgate
Um homem de 34 anos morreu depois de se engasgar com um pedaço de beiju na zona rural de Conceição do Coité, no interior da Bahia. O caso aconteceu na noite de domingo, 16 de agosto.
A vítima foi identificada como Manoel Messias Silva Cerqueira, morador da região da Fazenda Quebradinha. Segundo a Brigada Águia Resgate, ele era uma pessoa com deficiência física.
A equipe de emergência foi chamada após receber a informação de que Manoel havia sofrido um engasgo grave durante a alimentação. Antes da chegada dos socorristas à residência, familiares ou pessoas próximas decidiram transportá-lo em um veículo particular para buscar atendimento.
Durante o deslocamento, na localidade conhecida como Pinda, a Brigada Águia Resgate encontrou o automóvel que levava o homem. Os profissionais constataram que Manoel já estava em parada cardiorrespiratória.
Os socorristas iniciaram imediatamente os procedimentos para desobstruir as vias respiratórias. Em seguida, conduziram Manoel até uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde solicitaram o apoio da equipe médica.
Na unidade, os profissionais deram continuidade às tentativas de reanimação. O paciente foi intubado e submetido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar por cerca de 25 minutos.
Apesar dos procedimentos realizados pelas duas equipes, Manoel não apresentou resposta. A morte foi confirmada pelos profissionais de saúde. O sepultamento aconteceu na manhã de segunda-feira (17), no Cemitério Velho, em Conceição do Coité.
O engasgo grave ocorre quando um alimento ou objeto bloqueia a passagem do ar pelas vias respiratórias. A pessoa pode apresentar dificuldade para respirar ou falar, levar as mãos ao pescoço e perder a consciência.
Serviços de emergência orientam que o socorro seja acionado imediatamente pelo telefone 192. A identificação rápida da obstrução e a realização correta das manobras de primeiros socorros podem evitar uma parada cardiorrespiratória.
A técnica indicada varia conforme a idade, a condição física e o estado de consciência da vítima. Por isso, quem estiver no local deve seguir as instruções fornecidas pelo atendente do Samu até a chegada da equipe especializada.
2
3
12:16, 18 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
O laudo médico recomenda que a família permaneça no Recife para prestar apoio a Felipe durante o período de internação.
Homens apresentaram sintomas cerca de 40 minutos depois do consumo; suspeita de intoxicação por metanol foi descartada pelas autoridades de saúde.
Morador do Distrito Federal sofreu traumatismo na região cervical, passou por cirurgia e continua internado na capital pernambucana.
mais notícias
+