Pernambuco, 17 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Conmebol promete 'máxima firmeza' e condena violência em jogo da Sul-Americana

Na quarta-feira, 20 de agosto, torcedores do Independiente e Universidad de Chile entraram em conflito nas arquibancadas durante a partida.

Cami Cardoso

21 de agosto de 2025 às 18:16   - Atualizado em 10 de outubro de 2025 às 15:40

Conmebol promete 'máxima firmeza' e condena violência em jogo da Sul-Americana

Conmebol promete 'máxima firmeza' e condena violência em jogo da Sul-Americana Foto: Reprodução / Internet

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) condenou "firmemente" o episódio de grave violência ocorrida em jogo da Copa Sul-Americana, entre Independiente e Universidad de Chile, na noite de quarta-feira. A entidade prometeu agir com "máxima firmeza" no caso, que será analisado pela Comissão Disciplinar.

"A Confederação expressa seu repúdio e condena firmemente os atos de violência registrados dentro e fora do estádio. A CONMEBOL está em contato permanente com as autoridades de segurança e acompanha de perto a situação das pessoas afetadas. A instituição também agirá com a máxima firmeza, de acordo com o regulamento da Comissão Disciplinar", registrou a entidade, em nota.

A confederação informou que está no processo de coleta de informações do caso ocorrido no estádio Libertadores de América, em Avellaneda, para municiar a investigação da Comissão Disciplinar para "aplicação das sanções correspondentes".

>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.

"A Confederação reafirma seu compromisso com a erradicação da violência no futebol e insta todos os clubes participantes de suas competições, na qualidade de responsáveis pela segurança quando atuam como anfitriões, a adotarem as máximas medidas de prevenção e controle, para garantir que fatos desta natureza não voltem a se repetir."

Com a nota, a Conmebol indicou que a eventual punição deve recair sobre o Independiente, time que sediou a partida, válida pela volta das oitavas de final da Sul-Americana. De acordo com o artigo 8 do Código Disciplinar da Conmebol, o clube mandante é responsável pela segurança do evento.

As punições previstas pelo regulamento vão de desclassificação do torneio em andamento à exclusão de futuras competições. Há até a possibilidade de suspensão por diversos anos nas competições organizadas pela Conmebol, caso da Sul-Americana e da Copa Libertadores.

O caso ganhou repercussão internacional e motivou também uma mensagem de condenação por parte do presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Condeno energicamente a impactante violência que levou ao cancelamento da partida de volta das oitavas de final da Copa sul-americana. A violência não tem espaço no futebol: jogadores, torcedores, funcionários, árbitros e todos que gostam do nosso lindo esporte devem poder fazê-lo sem medo."

"Por parte da Fifa, nossos pensamentos estão com todas as vítimas inocentes, ao mesmo tempo em que esperamos que as autoridades competentes imponham sanções exemplares contra os autores desses atos terríveis", complementou Infantino

CENAS DE SELVAGERIA

As cenas caóticas em Avellaneda na partida da volta das oitavas de final da Sul-Americana começaram na volta do intervalo. O resultado dava a classificação aos chilenos, que já tinham vencido por 1 a 0 na ida.

Torcedores da Universidad de Chile começaram a atirar pedras em direção aos locais. Os visitantes invadiram um depósito de produtos de limpeza e chegaram a jogar cabos de vassoura contra a torcida adversária.

Parte dos torcedores locais conseguiram acessar a área dos visitantes e encurralou dezenas de chilenos. Um deles chegou a cair do lugar mais alto do estádio. Fotos e vídeos de extrema violência tomaram conta das redes sociais nas últimas horas, com cenas de agressão, sangue e humilhação.

Antes dos momentos mais graves de violência, jogadores tentaram acalmar a situação, mas não tiveram sucesso. Com a paralisação, os atletas se recolheram aos vestiários. Segundo a imprensa argentina, a polícia não agiu.

Inicialmente, a arbitragem paralisou o jogo. Pouco depois, a Conmebol determinou o cancelamento da partida, o que significa que a disputa não será retomada. E a decisão sobre o resultado caberá as autoridades disciplinares da confederação.

"A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada", informou a Conmebol.

Estadão Conteúdo. 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:04, 17 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Criança de seis anos morre em incêndio em residência
Tragédia

Menina de 6 anos morre durante incêndio em casa no Agreste de Pernambuco

Segundo relatos de vizinhos, o fogo teria começado em um ventilador que estava ligado.

Aplicativo Meu SUS Digital passa a oferecer atendimento online para pessoas com dependência em apostas esportivas.
Punição

Justiça condena duas pessoas por racismo contra nordestinos numa publicação em rede social

Sentença alcança autora da postagem e usuário que compartilhou o conteúdo; material foi publicado em 2018.

Camêra registra momento de agressão
Registro

Motorista de aplicativo agride passageira após discussão durante corrida em Santa Catarina

Segundo relato, o caso iniciou após uma discussão sobre a velocidade do veículo, em Joinville.

mais notícias

+

Newsletter