A iniciativa foi coordenada pela gerência Local da Compesa, com apoio da Gerência de Inteligência Patrimonial da empresa e a participação das Polícias Militar e Civil.
Agentes da Compesa removendo irregularidades, em Exu. Foto: Divulgação
Uma nova ação de combate ao furto de água foi realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, com o apoio da Secretaria de Defesa Social do estado. Desta vez, a operação ocorreu no município de Exu, no sertão do Araripe, cidade que tem um rodízio severo de abastecimento e que se agrava com a incidência de ligações clandestinas ao longo da Adutora Luiz Gonzaga.
Durante três dias, foram vistoriados 5km da adutora, no trecho de Exu, resultando na identificação e remoção de 17 irregularidades e três prisões em flagrante, além da recuperação de 10 litros de água por segundo para a cidade, beneficiando oito mil habitantes.
O volume de água que estava sendo desviado é suficiente para encher aproximadamente 10 piscinas olímpicas a cada mês. O impacto é ainda mais significativo considerando que, antes da operação, a cidade contava com apenas cinco litros por segundo disponíveis em sua rede de abastecimento. Além de prejudicar a população, as infrações estavam comprometendo a sustentabilidade operacional do sistema.
A iniciativa foi coordenada pela gerência Local da Compesa, com apoio da Gerência de Inteligência Patrimonial da empresa e a participação das Polícias Militar e Civil, reforçando o compromisso conjunto no combate ao furto de água, considerado crime pela legislação brasileira.
A Compesa destaca que continuará intensificando as fiscalizações para combater os furtos em todo o estado, para garantir que a água chegue de forma justa e regular na casa das pessoas.
Jailson Bento, ex-prefeito de 67 anos da cidade de Exu, localizada no Sertão de Pernambuco, foi preso em flagrante na segunda-feira, 15 de setembro, suspeito de desviar água de um reservatório da Compesa para poder abastecer sua própria fazenda. Durante a audiência, o ex-gestor conseguiu liberdade provisória e vai responder por furto qualificado.
A fiscalização da Compesa ocorreu no Sítio Coroa, propriedade de Jailson, por volta das 11h. Com apoio da polícia, agentes encontraram ligações clandestinas feitas com canos enterrados, que conectavam a fazenda à Adutora Luiz Gonzaga, responsável pelo abastecimento da região.
De acordo com a investigação, a água desviada era direcionada para tanques de alvenaria e para um poço improvisado, ambos com grande volume armazenado. O local conta com criação de animais e plantação de capim, além de estruturas como curral e coxo, que estariam sendo abastecidos com a água irregular.
1
03:54, 09 Nov
26
°c
Fonte: OpenWeather
O concurso 2938 da Mega-Sena foi sorteado neste sábado, 8 de novembro de 2025, às 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo
Programa conecta alunos, professores e famílias, melhora frequência e moderniza ensino em SP.
Municípios devem permanecer sob atenção entre sábado (8) e domingo (9).
mais notícias
+