Pernambuco, 16 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Compesa suspende abastecimento de água na Zona Norte do Recife para obras emergenciais

Enquanto a manutenção é realizada, a Compesa implantou um calendário provisório de abastecimento, alternando o fornecimento em dias pares e ímpares.

Gabriel Alves

12 de setembro de 2025 às 12:30   - Atualizado às 12:30

Torneira vazando água.

Torneira vazando água. Foto: Gabriel Alves/Arquivo pessoal

O abastecimento de água em alguns bairros da Zona Norte do Recife está temporariamente comprometido devido a uma manutenção emergencial em uma válvula do Sistema Alto do Céu, informou a Compesa nesta sexta-feira, 12 de setembro. O equipamento apresentou falhas na quarta (10).

De acordo com a companhia, os serviços devem ser concluídos até a segunda-feira (15), quando a distribuição de água será normalizada.

Enquanto a manutenção é realizada, a Compesa implantou um calendário provisório de abastecimento, alternando o fornecimento em dias pares e ímpares para atender a população.

Bairros abastecidos em dias ímpares: Água Fria (parte), Arruda (parte), Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo (parte), Ponto de Parada (parte), Porto da Madeira e Torreão (parte).

Bairros abastecidos em dias pares: Jaqueira, Tamarineira, Rosarinho, Parnamirim, Aflitos, Água Fria (parte), Beberibe, Bomba do Hemetério, Arruda (parte), Mangabeira, Ponto de Parada (parte), Espinheiro, Rosarinho, Encruzilhada (parte), Hipódromo (parte) e Torreão (parte).

Veja Também

A Compesa reforçou que, em alguns bairros, existem mais de um esquema de abastecimento, o que pode gerar diferenças no fornecimento. Por isso, os moradores devem consultar o calendário detalhado no site oficial da companhia.

Compesa: operação faz prisões

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou no dia  27 de agosto, uma operação em Itacuruba, no Sertão do Estado, que resultou na recuperação de 70% do volume de água necessário para abastecer o município. A ação contou com o apoio das polícias Civil e Militar.

Durante a fiscalização, foram identificadas e cortadas cinco ligações clandestinas, consideradas responsáveis por grande parte do déficit no abastecimento da cidade. Três pessoas foram presas em flagrante. Segundo a Compesa, esta foi a operação com maior percentual de recuperação de vazão já registrada pela companhia.

Os pontos irregulares estavam localizados na adutora que liga a captação à Estação de Tratamento de Água (ETA). Dois deles abasteciam imóveis, outros dois eram usados para irrigação e um servia para a piscicultura, com criatório de peixes em larga escala.

Com a retirada das ligações, a cidade registrou, já na quinta-feira (28), abastecimento contínuo, sem necessidade de rodízio. O volume recuperado equivale a sete litros por segundo, o que representa 605 caixas d’água de mil litros por dia, quantidade suficiente para atender quase 80% da população de Itacuruba.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:12, 16 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Giullia Falcão Kos, de 27 anos
Vítima

Empresário é preso em flagrante após denúncia de violência contra esposa

Empresário foi detido em São Paulo após uma discussão; mulher relatou agressões e pediu medidas de proteção

Pablo Marçal.
Fortuna

Pablo Marçal declara patrimônio de R$ 7,4 bilhões ao registrar candidatura à Presidência

Empresário declarou valor 43 vezes maior que o informado à Justiça Eleitoral em 2024; maior parte está em aplicação financeira

Remo e Vitória se enfrentam pelo 2º turno do Brasileirão.
Futebol

Vitória recebe o Botafogo em busca de reação para se afastar do Z4

Leão da Barra não vence há quatro jogos no Brasileirão, enquanto o Botafogo tenta se recuperar após

mais notícias

+

Newsletter