Ação da Compesa. Foto: Divulgação
A Vila do Juá, localizada na zona rural de Caruaru, foi alvo de uma operação de combate a ligações clandestinas após várias queixas de moradores sobre o fornecimento de água, que estava ocorrendo de forma irregular. Sem nenhuma manutenção emergencial em andamento que pudesse justificar o desabastecimento, a Compesa começou a investigar as possíveis causas.
Na terça-feira, 23 de setembro, durante a operação realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento com o apoio das Policias Civil, Militar e do Instituto de Criminalística, foram flagrados caminhões-pipa sendo abastecidos ilegalmente a partir de ligações clandestinas feitas na Adutora de Tabocas e da rede de distribuição que atende a localidade.
Além desse flagrante, também foram identificados açudes e barreiros que alimentavam carros-pipa para posterior revenda. Todas as ligações irregulares foram eliminadas. As investigações para chegar aos desvios de água foram realizadas com apoio de análises por georreferenciamento, satélite e medições de pressão e vazão, o que permitiu a ação para coibir as irregularidades. Na operação, foram recuperados 3 litros de água por segundo, volume suficiente para abastecer cerca de 390 residências por mês e 1.500 pessoas.
Com esse resultado, já foi possível a retomada parcial do abastecimento da Vila Juá e a perspectiva é que a completa regularização da distribuição de água ocorra a partir de novas etapas de fiscalização já previstas, cujo objetivo é eliminar ligações irregulares ainda existentes no trajeto da adutora e rede de distribuição dessa região.
A Compesa adverte que furtar água é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A Polícia irá investigar os envolvidos no flagrante de furto de água nesta operação para os procedimentos e penalidades cabíveis. Além das ligações clandestinas, a polícia identificou outros itens fruto de roubo, delitos que também serão investigados.
Uma nova ação de combate ao furto de água foi realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, com o apoio da Secretaria de Defesa Social do estado. Desta vez, a operação ocorreu no município de Exu, no sertão do Araripe, cidade que tem um rodízio severo de abastecimento e que se agrava com a incidência de ligações clandestinas ao longo da Adutora Luiz Gonzaga.
Durante três dias, foram vistoriados 5 km da adutora, no trecho de Exu, resultando na identificação e remoção de 17 irregularidades e três prisões em flagrante, além da recuperação de 10 litros de água por segundo para a cidade, beneficiando oito mil habitantes.
3
08:53, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+