Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CNH Social no Recife: veja como tirar carteira de habilitação gratuita

A iniciativa foi criada pela Lei Municipal nº 19.428/2025 e é executada pela Secretaria de Assistência Social e pela Secretaria de Transformação Social, Ciência e Tecnologia.

Gabriel Alves

09 de dezembro de 2025 às 14:01   - Atualizado às 14:01

Pessoa segurando CNH.

Pessoa segurando CNH. Foto: Agência Brasil

A Prefeitura do Recife publicou no sábado, 6 de dezembro, no Diário Oficial do Município, o primeiro edital do Programa CNH Social Recife. A iniciativa foi criada pela Lei Municipal nº 19.428/2025 e é executada pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e pela Secretaria de Transformação Social, Ciência e Tecnologia (SECTI).

O programa prevê um total de 3 mil vagas, que serão disponibilizadas em etapas. A ação oferece a possibilidade de obter a carteira de habilitação gratuitamente a pessoas inscritas no CadÚnico, com objetivo de ampliar inclusão social, reduzir desigualdades e facilitar o acesso ao emprego e à renda.

Na primeira edição, estão sendo ofertadas 300 vagas distribuídas entre as categorias A, B e mudança de categoria. Todas incluem a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), exigência comum em serviços de entrega e transporte por aplicativo, o que pode favorecer a entrada dos selecionados no mercado de trabalho.

O prefeito do Recife comentou a importância da iniciativa para quem busca oportunidades profissionais.

“A CNH Social é mais uma política que abre portas para o emprego e fortalece a inclusão produtiva. Em especial para quem trabalha ou quer trabalhar com transporte por aplicativo, poder tirar a habilitação sem custo é um passo decisivo para ampliar renda e mudar de vida”, destaca.

Veja Também

Do total de vagas, 125 são destinadas a motociclistas, 125 para condutores de automóvel e 50 para mudança de categoria. A prioridade é para moradores do Recife inscritos no CadÚnico. A secretária de Assistência Social, Pâmela Alves, explicou os critérios adotados no processo seletivo.

“Recebem pontuação maior pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, pais e mães atípicos, pessoas desempregadas e trabalhadores de aplicativo. Também estabelecemos a reserva de 10% das vagas para pais e mães atípicos, garantindo que famílias que exercem cuidados permanentes tenham prioridade”, detalha.

O programa vai custear todas as taxas do DETRAN, incluindo exames médicos e psicotécnicos, formação teórica e prática e um reteste gratuito. A proposta elimina custos que tradicionalmente dificultam o acesso à habilitação. Os participantes também terão acesso a cursos de informática e conteúdos relacionados ao trânsito, ampliando competências úteis para atuação profissional e inclusão digital.

As inscrições já estão abertas e seguem até 26 de dezembro. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela plataforma Conecta Recife, por meio do banner do programa.

O secretário de Transformação Social, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, reforçou o papel da tecnologia na operacionalização da iniciativa.

“Todo o processo será realizado pelo Conecta Recife, garantindo organização, segurança e facilidade para os candidatos. A tecnologia permite que a seleção seja mais eficiente, além de assegurar total transparência das etapas”, diz.

A plataforma permitirá o envio dos documentos exigidos e acompanhar o andamento do processo. O programa contará ainda com um painel público de indicadores que mostrará dados sobre vagas, inscrições, matrículas e resultados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:52, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

mais notícias

+

Newsletter