O Inmet orienta a população a evitar sair durante as chuvas, não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observar mudanças nas encostas.
Chuva em Pernambuco e pessoas com guarda-chuva. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil. Arte: Portal de Prefeitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado, 9 de agosto, um alerta amarelo de acumulado de chuvas para dez municípios do interior de Pernambuco. O aviso é válido até as 3h deste domingo (10) e pode ser renovado.
De acordo com o órgão, há baixa possibilidade de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas de risco. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia.
O aviso atinge 10 municípios das regiões Agreste e Mata Sul.
O Inmet orienta a população a evitar sair durante as chuvas, não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observar mudanças nas encostas.
Confira os municípios incluídos no alerta:
O Inmet reforça que, mesmo com o risco considerado baixo, a população deve permanecer atenta. Situações como alagamentos rápidos, quedas de barreiras ou aumento repentino do nível de rios e córregos podem ocorrer em caso de chuvas mais concentradas.
Essa não é a primeira vez que o órgão emite alerta para a região neste mês. Com a combinação de calor e alta umidade, as chuvas de curta duração, mas de forte intensidade, têm sido frequentes em Pernambuco, especialmente no Agreste e na Zona da Mata.
Manter atenção às orientações dos órgãos de meteorologia e Defesa Civil é fundamental para evitar transtornos e garantir mais segurança durante o período de instabilidade. A previsão para os próximos dias pode indicar novos episódios de chuva, especialmente em municípios já afetados por temporais recentes.
Em caso de emergência, o órgão orienta que a população entre em contato com a Defesa Civil, pelo número 199, ou com o Corpo Militar de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE), pelo número 193.
2
19:06, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+