Protesto dos carroceiros no centro do Recife. Foto: Eduarda Queiroz/Arquivo Pessoal
Na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro, carroceiros do Recife realizaram uma manifestação contra o Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, que prevê o fim completo da atividade até 31 de janeiro de 2026. O ato saiu do bairro de San Martin, na Zona Oeste, com destino ao prédio da prefeitura.
Através das redes sociais, a possibilidade do protesto 'parar o Recife' foi ventilada por meio de vídeos que circularam.
Em contato com a CBN Recife, uma das lideranças do movimento, Eklesiartes da Silva, afirmou que não haverá pontos fixos do ato e que a caminhada tem como principal objetivo reivindicar a revogação da Lei nº 17.918/2013, responsável por estabelecer a proibição da prática de tração animal na cidade.
A mobilização ocorre no mesmo dia em que a prefeitura inicia uma nova etapa do censo dos condutores de veículos de tração animal, ação considerada fundamental para o avanço do programa. O atendimento acontece inicialmente no Campo ao lado da UPAE do Arruda, na Avenida Professor José dos Anjos, Zona Norte.
De acordo com a gestão municipal, o levantamento tem o objetivo de identificar os tutores, mapear a quantidade de carroças em circulação e organizar o processo de transição. O cadastro é obrigatório para que os condutores possam ter acesso aos benefícios oferecidos pelo programa.
Durante o procedimento, os cavalos recebem um chip subcutâneo, enquanto as carroças passam a ser identificadas com um adesivo impermeável. Após o cadastramento, os carroceiros são convocados para comprovar as informações prestadas. Quem atender aos requisitos poderá receber indenização de R$ 1,2 mil pela entrega voluntária do animal e da carroça.
Na primeira fase da iniciativa, seis condutores foram indenizados após entregarem seis cavalos e cinco carroças, além de terem sido encaminhados para vagas na limpeza urbana, recebido microcrédito e bicicletas elétricas.
O programa também oferece mais de 60 cursos de formação profissional, apoio ao empreendedorismo e distribuição de kits de trabalho para auxiliar na transição de atividade.
A prefeitura divulgou o cronograma dos próximos pontos de atendimento para o censo:
24 e 25 de novembro — Joana Bezerra
Local: Av. Martin Luther King, nº 96
27 e 28 de novembro — Dois Irmãos
Local: Praça de Dois Irmãos
1 e 2 de dezembro — Várzea
Local: Praça da Várzea
4 e 5 de dezembro — Mustardinha
Local: Praça do ABC
9 e 10 de dezembro — Ibura
Local: Rua Professor José Brasileiro, nº 100 – Vila Nova, Ibura de Baixo
3
07:49, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+