A biometria será obrigatória para novos benefícios a partir de novembro de 2025. Imagem de pikisuperstar no Freepik
Desde 21 de novembro de 2025, todo cidadão que solicitar um novo benefício no INSS precisa obrigatoriamente realizar o cadastro biométrico. Essa medida busca modernizar o sistema, aumentar a segurança e evitar fraudes previdenciárias que custam bilhões aos cofres públicos. Nesta primeira fase, são aceitas para comprovação as biometrias presentes na Carteira de Identidade Nacional (CIN), CNH e no título eleitoral com biometria cadastrada.
Historicamente, fraudes e usos indevidos de benefícios previdenciários geraram prejuízos que ultrapassam R$ 6 bilhões nos últimos anos. O uso da biometria diminui tentativas de golpes, impedindo que terceiros usem dados falsos para obtenção indevida, garantindo que apenas quem tem direito receba os benefícios. Além disso, a comprovação biométrica acelera o processamento dos pedidos, reduz filas e diminui a judicialização.
A implementação da biometria está sendo feita de forma escalonada para evitar transtornos à população. Quem já recebe algum benefício não será afetado imediatamente. A exigência para esse grupo ocorrerá conforme os prazos de prova de vida e revisão cadastral, com aviso prévio e individualizado.
Para novos pedidos, a obrigatoriedade está valendo desde 21 de novembro de 2025. Já a partir de 1º de maio de 2026, quem solicitar benefícios como salário-maternidade, benefício por incapacidade, pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família também deverá cumprir a exigência biométrica.
Quem ainda não possui biometria registrada deverá fazê-la por meio da CIN ou atualizações nos documentos aceitos, como CNH ou título de eleitor. A coleta é presencial nos cartórios eleitorais, unidades do DETRAN ou postos emissores de documentos. O procedimento é gratuito e reúne impressões digitais, foto e assinatura, integrando os bancos de dados do governo para garantir a autenticidade do beneficiário.
O uso da biometria assegura que o benefício chegue a quem realmente tem direito, evitando perdas por fraudes. Também moderniza os processos, reduz burocracias e acelera o tempo de resposta do INSS. Para o cidadão, isso significa menos filas, mais segurança e menor risco de ter o benefício indevidamente usado por terceiros.
3
04:43, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+