Pernambuco, 19 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ataque a tiros em escola da Áustria deixa 10 mortos e 12 feridos

Os alunos da instituição de ensino foram retirados do local para um ponto de encontro com seus pais e as autoridades austríacas controlaram a situação.

Gabriel Alves

10 de junho de 2025 às 12:12   - Atualizado às 12:12

Polícia da Áustria na contenção do ataque.

Polícia da Áustria na contenção do ataque. Foto: Reprodução

Um ataque a tiros em uma escola na Áustria nesta terça-feira, 10 de junho, deixou 10 mortos e cerca de 12 feridos, segundo autoridades austríacas e a mídia local. Policiais, unidades especiais e helicópteros foram designados para responder ao incidente, ocorrido na cidade de Graz, no sudeste do país a 20 km da capital Viena.

A prefeita de Graz, Elke Kahr, chamou o ataque de "tragédia horrível" e afirmou que há nove mortos, entre eles um adulto e oito estudantes. Kahr e disse ainda que o autor do ataque está entre os mortos, e diversas vítimas foram levadas ao hospital.

O Ministério do Interior e a polícia austríaca confirmaram o ataque, ocorrido por volta das 10h no horário local (5h em Brasília). O Ministério também afirmou haver nove mortos. A polícia disse ter controlado a situação na escola e que houve "várias mortes" no local.

Já a agência de notícias austríaca APA afirmou que 10 pessoas morreram no ataque. Citando a polícia local, a emissora estatal ORF informou que várias pessoas ficaram gravemente feridas, entre elas alunos e professores. O jornal Kronen Zeitung, um dos maiores da Áustria, reportou 10 feridos.

Graz é a segunda maior cidade da Áustria, com 300 mil habitantes, e está localizada no sudeste do país.

Ex-aluno teria sido autor do ataque

Segundo o porta-voz da polícia, Fritz Grundnig, o suposto autor do ataque teria sido um ex-aluno e tirou a própria vida durante a ação. Ele teria realizado o ataque em duas salas de aula da instituição. A polícia afirmou acreditar que o autor do ataque agiu sozinho.

Os alunos da escola foram retirados do local para um ponto de encontro com seus pais e as autoridades austríacas controlaram a situação, segundo a polícia de Estíria. A polícia estadual afirmou chegou ao local depois de denúncias de "disparos ouvidos em um edifício".

A Polícia Criminal austríaca abriu uma investigação para apurar detalhes do caso a possível motivação do crime.

A ministra das Relações Exteriores, Beate Meinl-Reisinger, lamentou o ataque, que chamou de "massacre". Já o ministro do Interior, Gerhard Karner, disse que irá a Graz nas próximas horas, segundo a ORF.

O chanceler austríaco, Christian Stocker, que viaja a Graz, disse que o tiroteio "é uma tragédia nacional que choca profundamente todo o nosso país".

"Não há palavras para descrever a dor e o sofrimento que todos nós - toda a Áustria - sentimos agora", escreveu ele em um comunicado publicado no X.

O presidente Alexander Van der Bellen disse que "este horror não pode ser expresso em palavras".

"Esses eram jovens que tinham a vida inteira pela frente. Um professor que os acompanhou em sua jornada", disse ele.

Governo brasileiro em nota

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do ataque ocorrido em uma escola pública na cidade de Graz, na Áustria, na manhã desta terça-feira, 10 de junho. O ataque deixou dez pessoas mortas, inclusive o autor do crime, além de vários feridos.

O governo brasileiro reitera seu firme repúdio a qualquer ato de violência, cometido sob qualquer pretexto, e expressa sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo da República da Áustria.

O plantão consular da Embaixada do Brasil em Viena (+43 699 1 512 0600, com Whatsapp) permanece à disposição para atender cidadãos brasileiros em situação de emergência na Áustria. Até o momento, não foi possível confirmar se haveria brasileiros entre as vítimas."

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:30, 19 Jun

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Mariana Rios grávida.
Divulgação

Mariana Rios anuncia gravidez do primeiro filho após tratamento de fertilidade

A atriz e apresentadora usou seu perfil no Instagram nesta quinta-feira, 19 de junho, para o anúncio.

Homem preso e comparsa no shopping e buraco feito no sistema.
Detido

Preso homem que furtou R$ 1 milhão em joias após invadir ar-condicionado do Shopping Patteo

Segundo as investigações, ele e um comparsa se esconderam no sistema de ar-condicionado do prédio e aguardaram o fechamento do shopping para invadir a loja.

Ator Francisco Cuoco.
Luto

Francisco Cuoco morre aos 91 anos; ator marcou gerações nas novelas brasileiras

. Ele estava internado havia cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

mais notícias

+

Newsletter