De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
12 de fevereiro de 2026 às 23:47 - Atualizado em 13 de fevereiro de 2026 às 00:05
Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco Foto: Rodolfo Kosta/Portal de Prefeitura
A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), renovou, no final da noite desta quinta-feira, 12 de fevereiro, o Estado de Observação sobre chuva nas próximas 24 horas em três regiões de Pernambuco (Grande Recife, Mata Norte e Sul).
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis permanecem favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva moderada (pontualmente forte), principalmente, na madrugada e período da manhã da sexta-feira, 13 de fevereiro, nas regiões da Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife.
Raios e trovões chamaram a atenção de moradores do Grande Recife na manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro, durante as pancadas de chuva que atingiram a região. Uma imagem divulgada pela página Recife Clima, nas redes sociais, registrou o momento em que um raio caiu no bairro de Curado I, em Jaboatão dos Guararapes. A fotografia aparece como destaque na imagem de capa desta matéria.
A presença de relâmpagos acompanhou a mudança no tempo desde as primeiras horas do dia. O cenário ocorreu em meio ao alerta amarelo emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que colocou áreas do Grande Recife e da Zona da Mata em estado de observação. O órgão orienta que a população acompanhe os comunicados oficiais e siga as recomendações da Defesa Civil caso as condições climáticas apresentem mudanças ao longo das próximas horas.
De acordo com a Apac, o alerta amarelo representa um nível inicial de atenção. Esse tipo de aviso reforça o monitoramento das regiões que costumam registrar alagamentos ou outros transtornos durante períodos de chuva. A classificação indica possibilidade de pancadas moderadas e pontos isolados com maior intensidade, mas não aponta previsão de eventos extremos generalizados.
A instabilidade no tempo ocorre por causa da atuação de um sistema atmosférico em altos níveis, conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), associado à confluência de ventos próximos à superfície. Esse conjunto de fatores favorece a formação de nuvens carregadas e aumenta a chance de descargas elétricas, trovões e chuvas rápidas em diferentes pontos da Região Metropolitana do Recife.
Apesar do nome técnico, o fenômeno apenas cria um ambiente mais propício para a chuva, sem indicar situação fora do padrão esperado para períodos chuvosos.
2
3
4
01:58, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+