Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Álcool é oficialmente classificado como causador de câncer; entenda riscos

Portanto, reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas se torna uma medida importante para a prevenção de diferentes tipos da doença.

Gabriel Alves

12 de maio de 2025 às 17:18   - Atualizado em 20 de outubro de 2025 às 13:24

Copos de cerveja, bebida feita de álcool.

Copos de cerveja, bebida feita de álcool. Foto: Reprodução/TV Globo

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), classificou oficialmente o álcool como um carcinógeno humano do grupo 1. Essa categoria inclui substâncias com evidências científicas consistentes de que causam câncer em humanos, como o tabaco e o amianto.

Segundo a IARC, o consumo de bebidas alcoólicas está diretamente ligado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer. Entre eles estão os de fígado, boca, garganta, esôfago, cólon, mama e laringe. Além disso, o risco aumenta conforme a quantidade e frequência do consumo — mas mesmo o consumo moderado já eleva as chances de surgimento da doença.

Essa classificação de grupo 1 não leva em conta a quantidade ingerida nem possíveis variações individuais. Ela se baseia em um consenso científico robusto de que o álcool representa um risco claro à saúde humana.

Portanto, reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas se torna uma medida importante para a prevenção de diferentes tipos de câncer.

Medicamentos contra o câncer

A Justiça de Pernambuco determinou que a Unimed Recife providencie, de forma imediata, os medicamentos necessários para o tratamento de uma paciente diagnosticada com câncer de mama. A decisão foi proferida pela 19ª Vara Cível da Capital, nos autos do processo nº 0034329-30.2025.8.17.2001.

Veja Também

De acordo com a sentença, a operadora de saúde deverá garantir o custeio e o fornecimento dos medicamentos Zoladex (Goserelina) e Abemaciclibe, ambos fundamentais para o tratamento da beneficiária, que é associada do plano.

Para o advogado Iuri Coimbra, da Coimbra Advocacia, procurado pelo Portal de Prefeitura, a decisão representa um avanço importante na luta dos pacientes contra a recusa indevida de tratamentos por parte dos planos de saúde.

"Essa decisão representa uma vitória não só da paciente, mas também dos usuários de planos de saúde, que tanto pelejam para que os planos assumam os custos dos tratamentos de saúde de seus beneficiários, que muitas vezes são negados, em razão dos altos custos que estes tratamentos ou fornecimento de medicamentos podem causar aos planos de saúde", afirmou.

A decisão reforça a garantia dos direitos dos consumidores na área da saúde, especialmente em casos como o tratamento do câncer, em que a agilidade e a continuidade são fundamentais para a eficácia terapêutica e a preservação da qualidade de vida dos pacientes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:51, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Máquina de cartão de crédito usada por ambulante preso.
Estelionato

"Para gringo é mais caro": ambulante é preso após cobrar R$ 2,4 mil por duas cervejas a turistas

Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

Local onde o crime ocorreu e viatura da PCPE.
Conflito

Olinda: homem é morto com golpes de facão pelo sócio e ciúmes é principal motivo

Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.

mais notícias

+

Newsletter