Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Artigo: O sofrimento humano pode ser produzido pela mente - Por Edinazio Vieira

"A mente humana e o cérebro são os maiores mistérios que a ciência investiga para compreender a profundidade psíquica", diz colunista.

Everthon Santos

26 de março de 2025 às 18:29   - Atualizado em 27 de março de 2025 às 14:12

Artigo de Edinázio Vieira.

Artigo de Edinázio Vieira. Foto: Portal de Prefeitura

Tentamos descobrir os segredos da vida, da nossa existência. Queremos prever o futuro, desejamos ser profetas ou possuir uma carta de tarô mágica que revele passado, presente e futuro. Esse é o humano.  

A Terra tem uma população estimada em 8 bilhões de pessoas. Sua superfície é de aproximadamente 510.100.000 km².  

Habitar esse universo de mares e terras, com diversos climas e ambientes irregulares, foi um desafio para o ser humano. Ao longo dos séculos, ele elaborou êxodos, e disso resultou a população do século XXI. Chegou a modernidade e, com ela, a sofisticação, os eletrônicos, os robôs e a inteligência artificial. Agora, não é mais necessário realizar muitas atividades, nem sequer pensar: basta acionar os aplicativos à disposição. Basta chamar a tecnologia... e ela diz tudo.  

Contudo, toda essa modernidade não conseguiu eliminar a angústia humana. Os humanos são outros quinhentos. Quando esse ser pensa, sua mente “viaja” a anos-luz na escuridão, no passado ou no futuro incerto. Nesse dueto, os componentes cerebrais são ativados: o sistema límbico entra em alerta, as amígdalas cerebrais se destacam e acionam o pavor. O sistema nervoso central dispara um alerta e toda a cadeia se desarruma. A confusão está instalada.  

Nesses novos tempos, as pessoas buscam fantasiar com maior intensidade, utilizando as redes sociais e os novos meios de comunicação. Assim, isolam-se cada vez mais do outro, acentuando a sensação de vazio e abrindo um túnel existencial. Os comportamentalistas deste século ignoram a alma, a psique e a individualidade de cada pessoa. Tratam os indivíduos no coletivo, entregando uma espécie de "lavagem química", seja nos enlatados que vendem nos supermercados, seja nos medicamentos farmacêuticos que causam dependência e novos sintomas.  

Veja Também

Na projeção feita no filme A Terra dos Idiotas, o ano de 2050 exibe uma população dominada pela extrema idiotia. Na obra literária A Fábrica de Cretinos Digitais, o autor denuncia o uso desenfreado das telas digitais como um câncer incurável. Ele alerta que, em breve, isso levará uma geração à imbecilidade, à perda do raciocínio lógico e ao déficit cognitivo.  

Nesse cenário, há uma fuga mental para um mundo ilusório. Os robôs e humanoides, até o momento, não sabem enganar, ressentir-se ou agir com raiva. A máquina não adoece. Isso nos leva a refletir: o processo mental, ao acumular as dificuldades do dia a dia, as trapaças humanas, as injustiças sociais e as adversidades da vida, pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos psíquicos e doenças somáticas, como enfermidades coronárias, isquemias cerebrais, câncer e outras mazelas.  

Hoje sabemos que somos capazes de armazenar conteúdos em nossa mente em uma escala superior à dos computadores que guardam tudo o que a Netflix exibe. Somos uma potência natural, e tudo isso está no nosso inconsciente. Esses conteúdos emergem de vez em quando, e somos surpreendidos por lembranças de décadas atrás.  

A nossa mente é um mistério. Não fotografamos, não filmamos, e ela não pode ser operada nem medicada. No entanto, pode causar danos irreparáveis à vida de qualquer mortal. A mente pode levar uma pessoa à loucura e ao desequilíbrio. Conduz ao sofrimento, seja esse humano rico ou pobre, rei ou rainha, mendigo ou poderoso.  

A mente humana e o cérebro são os maiores mistérios que a ciência investiga para compreender a profundidade psíquica.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:42, 05 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Professora e ativista Yasmim Alves lança pré-candidatura a ALEPE
Eleições 2026

Professora e ativista Yasmim Alves lança pré-candidatura a deputada estadual em Pernambuco

Militante dos movimentos sociais e professora da rede pública estadual, Yasmim Alves disputará uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSOL.

Edinazio Vieira ministra palestra sobre saúde mental.
Evento

Edinazio Vieira ministra palestra sobre saúde mental para servidores municipais na Mata Sul de PE

Durante o encontro que aconteceu no Beach Classic, o psicanalista apresentou reflexões sobre hábitos e qualidade de vida.

A Religião: A Nova Matrix do Século XXI
Artigo

A Religião: A Nova Matrix do Século XXI

A história antiga exibe o primitivo adorando a lua, o sol e tudo que havia nos céus, visível aos seus olhos, para denominar como autoridade divina.

mais notícias

+

Newsletter