Pernambuco, 14 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Rios Amaraji e Sirinhaém atingem cota de inundação e municípios já estão sendo afetados; veja quais

O aumento do nível das águas foi provocado pelas fortes precipitações que atingem diversas regiões do estado

Romildo Lacerda

23 de julho de 2026 às 16:33   - Atualizado às 16:35

Apac informa inundação de rios em Pernambuco

Apac informa inundação de rios em Pernambuco Foto: Divulgação

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nesta quinta-feira, 23 de julho, um alerta de inundação para os rios Sirinhaém e Amaraji, em razão do elevado volume de chuvas registrado na Mata Sul de Pernambuco.

O monitoramento hidrológico aponta que os cursos d'água atingiram a cota de inundação, aumentando o risco de alagamentos e transtornos para moradores das áreas ribeirinhas.

De acordo com a Apac, o alerta abrange os rios Sirinhaém e Amaraji, com impactos observados em Barra de Guabiraba e no distrito de José Mariano, localizado no município de Ribeirão.

O aumento do nível das águas foi provocado pelas fortes precipitações que atingem diversas regiões do estado ao longo desta quinta-feira (23), elevando a preocupação das autoridades com possíveis novos pontos de inundação.

O extravasamento dos rios já provoca reflexos em municípios da Mata Sul, como Ribeirão, Gameleira, Barra de Guabiraba e Cortês. Em algumas localidades, moradores acompanham a elevação do nível da água e adotam medidas preventivas para reduzir os impactos causados pelas chuvas.

Veja Também

A Apac informou que continua monitorando de forma permanente as condições hidrológicas dos rios e que novas atualizações serão divulgadas conforme a evolução do cenário.

O órgão orienta a população a acompanhar os boletins oficiais e seguir as recomendações dos órgãos de proteção e defesa civil.

Avisos a moradores

Além do monitoramento dos rios, moradores da região relataram ter recebido avisos de emergência enviados diretamente aos telefones celulares por meio do sistema de alertas da Defesa Civil. A mensagem foi classificada como de "alerta severo" e informa sobre a previsão de continuidade das chuvas intensas nas próximas 24 horas.

"Moradores de áreas de riscos, preparar para procurar local seguro. Emergência, ligue 199 ou 193", diz a mensagem.

As autoridades reforçam que pessoas que vivem em áreas sujeitas a alagamentos, deslizamentos ou próximas às margens dos rios devem permanecer em estado de atenção, evitar deslocamentos desnecessários durante os períodos de chuva intensa e acionar imediatamente a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:55, 14 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Calor e chuva contrastam tempo no Nordeste.
Contraste

Calor de até 42°C chega ao Nordeste mas litoral enfrenta chuvas; veja previsão

As temperaturas elevadas no interior do país são resultado do fenômeno Veranico, uma massa de ar quente e seco sobre essa região.

Ventos fortes são previstos em Pernambuco nesta terça (11), segundo Inmet.
Meteorologia

Vendaval coloca parte de PE em alerta nesta terça (11); baixa umidade também preocupa

Condições atmosféricas no interior exigem atenção redobrada e podem afetar diferentes regiões ao longo do dia.

Chuva no Recife
Tempo

Apac prevê chuva em diferentes regiões de Pernambuco nesta terça (11); confira onde pode chover

De acordo com os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima, as temperaturas máximas podem chegar a 33°C, enquanto a mínima prevista é de 16°C.

mais notícias

+

Newsletter