Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a capital pernambucana acumulou mais de 28 milímetros de precipitações em apenas 12 horas.
27 de maio de 2026 às 13:53 - Atualizado às 13:56
Alagamentos no Recife. Foto: Reprodução/Redes sociais
A manhã desta quarta-feira, 27 de maio, foi marcada por novos registros de alagamentos em diferentes áreas de Recife após o aumento das chuvas nas últimas horas.
Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a capital pernambucana acumulou mais de 28 milímetros de chuva em apenas 12 horas (atualização às 13h30).
Entre os locais afetados está a Rua Nicolau Pereira, no bairro de Afogados, Zona Oeste da cidade, região que frequentemente sofre com retenção de água durante períodos chuvosos.
Além de Afogados, motoristas e moradores também enfrentaram dificuldades em trechos da Estrada dos Remédios, nas proximidades do Mercado de Afogados, da Avenida Engenheiro Antônio de Góes, no bairro do Pina, e no cruzamento da Avenida Abdias de Carvalho com a Avenida do Forte.
De acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a situação em Afogados é agravada pela influência direta da maré e pela ocupação irregular de partes do sistema de drenagem da área.
O órgão informou que equipes seguem realizando serviços de limpeza, manutenção da rede de drenagem, sucção de galerias e recuperação de pontos de abatimento identificados na região.
Ainda segundo a Emlurb, obras executadas recentemente pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também impactam o monitoramento técnico do local.
A tendência é de permanência do tempo instável até o fim desta semana na capital pernambucana.
Dados meteorológicos do serviço internacional OpenWeather apontam previsão de chuvas frequentes, céu parcialmente nublado e temperaturas variando entre 23°C e 28°C nos próximos dias.
A quinta-feira (28) e a sexta-feira (29) devem registrar pancadas fracas de chuva ao longo do dia. Já no sábado (30), a previsão indica precipitações pela manhã, enquanto o domingo (31) poderá ter chuva moderada em diferentes períodos.
O índice ultravioleta segue elevado durante parte da semana, e os ventos devem permanecer moderados na faixa litorânea.
Com a continuidade das chuvas, órgãos de monitoramento recomendam atenção redobrada em áreas historicamente afetadas por alagamentos e retenção de água.
A orientação é que motoristas evitem trafegar por vias inundadas durante períodos de chuva intensa e acompanhem atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia e Defesa Civil.
2
3
4
14:41, 03 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a previsão meteorológica, as rajadas devem variar entre 40 km/h e 60 km/h. O fenômeno pode ocorrer de forma pontual e exige atenção.
A notificação é classificada na cor amarela, nível que representa "perigo potencial" na escala adotada pelo órgão meteorológico
Segundo o órgão, existe risco de queda de galhos de árvores nos locais em risco.
mais notícias
+