Chuva em município de Pernambuco. Foto: Reprodução/TV Globo
Nas primeiras horas desta quarta feira, 5 de janeiro, a Prefeitura do Recife informou que a capital pernambucana entrou "estágio de atenção" devido as fortes chuvas que afetaram o estado.
Com o grande volume das chuvas, a prefeitura identificou algumas ocorrências, como alagamentos e a possibilidade de deslizamentos. A população deve ficar atenta aos canais oficiais de comunicação para atualizações.
Caso necessário, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 0800.081.3400, com atendimento 24 horas e ligação gratuita. Outros números úteis incluem a CTTU, pelo 0800 081 1078, o SAMU, através do 192, a Emlurb, pelo 156, e os Bombeiros, pelo 193.
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou que as chuvas devem ocorrer de forma significativa ao longo de toda quarta-feira, 5 de janeiro, entre o litoral e o agreste do estado.
Segundo a Agência, a situação se dá por conta do posicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) em associação a um pulso da Zona de Convergência Intertropical (Zcit). A Apac ainda destacou que o alerta saiu do nível amarelo para o laranja, devido às condições atuais.
Todo esse cenário resultou em diversos pontos de alagamento na Região Metropolitana do Recife, afetando como um todo a mobilidade urbana dos recifenses.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) listou os trechos que amanheceram alagados por causa das chuvas.
2
23:21, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+