Pernambuco, 10 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco soma 523 desabrigados e reforça ações de assistência humanitária e resgate após chuvas

As ações envolvem equipes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis municipais.

29 de junho de 2026 às 14:48   - Atualizado às 15:03

Pernambuco soma 500 desabrigados e reforça ações de assistência humanitária e resgate após chuvas

Pernambuco soma 500 desabrigados e reforça ações de assistência humanitária e resgate após chuvas Foto: Reprodução/TV Globo

A resposta das autoridades às fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Norte de Pernambuco durante o fim de semana segue concentrada no atendimento às famílias afetadas, resgates em áreas alagadas e distribuição de itens de primeira necessidade. As ações envolvem equipes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis municipais.

Até o início da noite deste domingo (28), o balanço apontava 523 pessoas desabrigadas, acolhidas em abrigos públicos, e 1.643 desalojadas, que precisaram deixar suas casas e buscar abrigo na residência de familiares ou amigos.

Pernambuco soma 500 desabrigados e reforça ações de assistência humanitária e resgate após chuvas

Goiana concentra o maior número de pessoas em abrigos, com 481 desabrigados. Em Timbaúba, são 13 desabrigados e 1.578 desalojados. Macaparana contabiliza 29 desabrigados, enquanto Vicência registra 60 desalojados e São Vicente Férrer outros cinco.

Equipes técnicas permanecem em campo avaliando os danos provocados pelas enchentes e monitorando a necessidade de ampliar a assistência às cidades atingidas. Entre os municípios que já receberam apoio estão Timbaúba, onde foram enviados colchões, kits de higiene, lençóis, água mineral e cestas básicas para atender parte da população afetada.

Veja Também

As ocorrências também mobilizaram o Corpo de Bombeiros. Em Timbaúba, duas pessoas ilhadas foram retiradas de uma área inundada com auxílio de um bote inflável. Já em Goiana, bombeiros resgataram dois moradores e uma cadela que estavam cercados pela água em uma residência, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil municipal.

Além dos resgates, as equipes reforçaram a orientação para que moradores deixem imóveis localizados em áreas de risco sempre que houver recomendação dos órgãos responsáveis, diante da possibilidade de novas inundações e da elevação do nível dos rios.

Enquanto o cenário segue sendo monitorado, técnicos da Defesa Civil Estadual continuam realizando vistorias em municípios da Mata Norte para dimensionar os prejuízos e definir as próximas medidas de assistência às comunidades atingidas pelas chuvas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:09, 10 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife
Previsão

Feriadão em Pernambuco: veja como fica o clima por todo o estado, segundo a Apac

A previsão foi divulgada nesta sexta-feira (9) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que detalhou a tendência das condições meteorológicas para os próximos dias.

Chuva ou sol? Confira como fica o tempo em Pernambuco neste fim de semana de eleições.
Previsão

Pernambuco: saiba se chove no domingo (4), dia do 1° turno das eleições, segundo Apac

O clima deve alterar na Região Metropolitana do Recife (RMR), além das Matas Norte e Sul e no Agreste.

Fóssil de medula de preguiça-gigante é encontrado em sítio de Caruaru.
Geologia

Agricultor encontra fósseis de animais pré-históricos após seca em reservatório de Caruaru

Descoberta começou em 2013, quando o trabalhador limpava o local; pesquisadores defendem a preservação dos vestígios encontrados na zona rural.

mais notícias

+

Newsletter