Pernambuco, 01 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Paulista registra mais de 100 mm de chuva, deslizamentos e casas são interditadas

A Defesa Civil segue monitorando as áreas afetadas e reforça que, em situações de risco, a população deve acionar os canais oficiais.

Isabella Lopes

01 de maio de 2026 às 16:24   - Atualizado às 16:33

Jardim Paulista.

Jardim Paulista. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, informa que registrou, na manhã desta sexta-feira, 1º de maio, ocorrências relacionadas a deslizamentos e riscos estruturais provocados pelas fortes chuvas no município.

Na Rua Sete, nº 206, no bairro de Jardim Paulista, por trás da antiga barraca de caju, foi registrada uma ocorrência de desabamento com soterramento às 6h44. No local, não houve vítimas soterradas.

O Corpo de Bombeiros precisou arrombar a porta de uma das residências para acesso seguro. Duas casas foram interditadas preventivamente. Duas pessoas foram resgatadas sem ferimentos e encaminhadas para a residência de familiares.

Também em Jardim Paulista, na Travessa da Rua 13 (Jardim Baixo), duas casas foram interditadas em decorrência de deslizamento de massa. Não houve vítimas.

Já no bairro de Mirueira, na Rua D4, nº 49, uma família ficou desalojada. O imóvel superior foi interditado durante vistoria técnica, não havendo moradores no momento da inspeção. O imóvel inferior já se encontrava interditado anteriormente.

Veja Também

As ocorrências estão associadas ao cenário de chuvas intensas que atingem o município. Nas últimas 24 horas, o acumulado registrado foi de 118,3 mm, sendo 108 mm concentrados nas últimas 12 horas. O alerta vigente indica risco moderado para movimentos de massa, com possibilidade de deslizamentos pontuais em áreas vulneráveis, especialmente em regiões com ocupação em encostas e drenagem deficiente .

A Defesa Civil segue monitorando as áreas afetadas e reforça que, em situações de risco, a população deve acionar os canais oficiais:

  • Defesa Civil: 153
  • WhatsApp: (81) 99784-0270
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Plataforma: monitora.paulista.pe.gov.br

Alerta vermelho 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta vermelho e renovou o aviso de continuidade de chuvas fortes em Pernambuco neste 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador.

A medida ocorre devido à intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas e precipitações persistentes no estado.

De acordo com o aviso meteorológico publicado nesta sexta-feira, 1° de maio, as regiões da Mata Norte e da Região Metropolitana do Recife permanecem em estado de alerta, com previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte ao longo do dia e também no sábado (02). Nessas áreas, há risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios.

Já na Mata Sul e no Agreste, a Apac mantém estado de atenção, com previsão de chuvas moderadas, podendo ocorrer momentos de maior intensidade.

O alerta é válido até as 16h do sábado (02), podendo ser atualizado conforme as condições climáticas. A população deve acompanhar os boletins oficiais e seguir as orientações da Defesa Civil, especialmente em áreas de risco.

Alerta laranja do Inmet 

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de Alerta Laranja, classificado com grau de severidade de "Perigo", para diversas áreas do Nordeste.

O alerta tem início à meia-noite desta sexta-feira, 1º de maio, estendendo-se até as 23h59 do mesmo dia. A previsão aponta para chuvas intensas, com acumulados que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou atingir até 100 mm em um único dia, acompanhadas de ventos fortes, com rajadas entre 60 e 100 km/h.

As áreas afetadas cobrem uma vasta faixa do litoral e agreste nordestino, incluindo a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco. O alerta também se estende para a Paraíba (Mata e Agreste), Rio Grande do Norte (Leste, Central e Agreste) e o Leste Alagoano.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:36, 01 Mai

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jaqueline Soares da Silva e o filho, Riquelmy.
Tragédia

Mãe e filho morrem em deslizamento no Recife; pai e bebê sobrevivem feridos

Caso ocorreu na Zona Norte durante temporal; outras áreas da Região Metropolitana também registram ocorrências.

Rio em Pernambuco.
Transbordo

Pernambuco: rios Jaboatão, Tapacurá, Tracunhaém e Canal de Goiana estão em inundação, informa Apac

O extravasamento atinge os municípios de Vitória de Santo Antão, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata e Itaquitinga.

Barreira que deslizou em Olinda, bairro do Passarinho.
Resgate

Olinda: deslizamento destrói cinco casas, deixa mãe e bebê desaparecidos e mobiliza buscas

Ocorrência atinge área entre Alto da Bondade e Passarinho; cidade acumula quase 190 mm de chuva em 24 horas.

mais notícias

+

Newsletter