Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vai chover no Carnaval? Confira a previsão do tempo para as festividades

O Inmet apontou a tendência da meteorologia até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março.

Ricardo Lélis

26 de fevereiro de 2025 às 20:31   - Atualizado às 20:31

Carnaval

Carnaval Foto: Divulgação

Uma nova onda de calor atinge São Paulo e outros seis estados brasileiros a partir desta sexta-feira, 28. Em algumas cidades gaúchas, a temperatura pode chegar a 43°C durante o carnaval, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fenômeno deve se estender até o dia 5 de março. Além de São Paulo, as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba serão as mais afetadas pelo calorão.

O mês de março também começa quente, em pleno carnaval. A média histórica de temperatura máxima em São Paulo para março é de 28°C.

A temperatura começa oscilando entre 33°C e 34°C, devendo cair para 32°C na terça-feira, 4.

O calor intenso pode ocasionar pancadas de chuva na Grande São Paulo, mas não será chuva generalizada. Não há previsão de frente fria passando pela costa paulista até a Quarta-Feira de Cinzas.

Veja Também

Como acontece desde o início de 2025, o Sul do país será mais afetado pela nova onda de calor. A previsão do Inmet é que a temperatura atinja 43 graus em áreas pontuais do interior gaúcho.

Na primeira onda de calor, entre 2 e 12 de fevereiro, a cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, registrou 43,8°C, a maior temperatura registrada no estado desde 1910.

Segundo os meteorologistas, a região está sob a influência de uma bolha de calor, também conhecida como cúpula de calor, fenômeno caracterizado por uma área de alta pressão que permanece estacionada sobre uma região por vários dias seguidos.

A causa pode ser o El Niño Costeiro, fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal da águas superficiais do Oceano Pacífico, ao longo da costa oeste da América do Sul.

Veja a previsão por regiões

O mês de março começa mais quente que o normal em boa parte do Brasil, com temperaturas acima da média em quase todas as região

Sudeste: Calor intenso na região até pelo menos o dia 8 de março, com áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais registrando temperaturas bem acima da média até o início da segunda quinzena. Tendências de temperaturas mais amenas nos últimos dez dias de março.

Sul: Temperaturas muito elevadas até 10 de março, principalmente no Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Ao longo da segunda quinzena massas de ar frio trazem equilíbrio.

Centro-oeste: Mês quente e abafado em todas as áreas, com temperaturas acima da média principalmente no centro-oeste de Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso.

Nordeste: Na faixa leste, o tempo será quente e abafado, com picos de calor intenso desde o centro norte do Maranhão até o interior de Pernambuco e da Bahia.

Norte: Começa o "inverno" amazônico, mas nesta região, o inverno é de calor e muita chuva. As temperaturas estarão um pouco acima da média.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:57, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Apac: chuva em cidade de Pernambuco.
Aviso

Chuvas em Pernambuco: Inmet atualiza alerta em 51 municípios; confira lista

A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.

Local com céu fechado e chuva.
Aviso

Prepare a sombrinha: Inmet alerta para fortes chuvas e ventos intensos no Brasil

O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.

mais notícias

+

Newsletter