Alerta vermelho para chuvas em Pernambuco Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou na tarde desta quarta-feira, 5 de fevereiro, um alerta vermelho de chuvas intensas para o estado de Pernambuco.
O aviso vale até a manhã da quinta (6). De acordo com o instituto, há possibilidade de precipitações que ultrapassem 100 mm/dia.
De acordo com o aviso, também pode ter ventos de até 100 quilômetros por hora.
Com isso, existe o risco de danos em casas, corte de energia elétrica, queda de árvores, e outros transtornos.
Cumprindo agenda oficial em Brasília nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que monitora de perto todas as ações das secretarias e órgãos estaduais para minimizar os impactos das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife.
No início da tarde, a governadora comunicou que telefonou para prefeitos das cidades mais afetadas.
Durante as ligações, colocou a estrutura do Estado à disposição para apoiar os municípios que precisam de suporte nas pessoas em situação de risco.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), até as 12h50 desta quarta-feira, o Recife registrou um acumulado de 134 mm de chuva .
Já Abreu e Lima, também na RMR, apresentou o maior índice do período, com 177 mm.
“Desde as primeiras horas do dia estou acompanhando o volume de chuvas que tem caído no Grande Recife e coordenando tudo o que está sendo feito pelos órgãos estaduais para mitigar os efeitos desse temporal. Há pouco, entrei em contato com vários prefeitos e informei que estamos prontos para ajudá-los com o que for necessário. Nossa prioridade, agora, é o cuidado com as pessoas e a salvaguarda das vidas de quem vive e trabalha nesse chão”, declarou Raquel Lyra.
Mais cedo, a governadora divulgou um vídeo nas redes sociais reforçando que segue atenta à situação das chuvas.
Apesar de estar em Brasília para reuniões com gestores estaduais, ela destacou sua preocupação com os transtornos causados pelas precipitações.
"Estou em Brasília cumprindo agenda, mas estou acompanhando a situação das chuvas que atingem, principalmente a RMR, nesta manhã", afirmou.
2
03:53, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+