Pernambuco, 16 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas em regiões de Pernambuco; saiba onde

Segundo o órgão, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ricardo Lélis

11 de maio de 2026 às 09:29   - Atualizado às 09:29

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco Foto: Rodolfo Kosta/Portal de Prefeitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou nesta segunda-feira, 11 de maio, um alerta amarelo de "Perigo Potencial" de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) no Norte e Nordeste do Brasil, incluindo algumas regiões de Pernambuco.

Segundo o órgão, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira instruções para a população nos locais atingidos:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione  veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As regiões em alerta em Pernambuco são:

  • Região Metropolitana de Recife
  • Sertão 
  • Agreste 
  • Zona da Mata
  • Região do São Francisco

Atendimento para vítimas das chuvas

A Secretaria de Saúde de Olinda segue mobilizada no atendimento à população desabrigada em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias.

Veja Também

As ações estão sendo realizadas sob a supervisão da secretária de Saúde, Dra. Daniele Uchôa, e dos executivos Dr. Anderson Nunes, Dra. Eveline Aragão e Dra. Raquel Braga.

O trabalho conta com a atuação integrada de profissionais da Atenção Primária, Atenção Especializada e da equipe do Consultório na Rua, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, gerentes de policlínicas, Vigilância Sanitária, gestores, motoristas, voluntários, entre outros colaboradores.

No abrigo, instalado na EREM Monsenhor Arruda Câmara, rua Amaral, em Peixinhos, está sendo ofertados diversos serviços de assistência básica às famílias afetadas, como vacinação contra Influenza e Covid-19, vacinação da população canina, aferição de pressão arterial, curativos, verificação de glicemia, avaliação médica, atividades educativas e orientações sobre cuidados e autocuidado em saúde.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:16, 16 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ventos fortes são previstos em Pernambuco nesta terça (11), segundo Inmet.
Meteorologia

Vendaval coloca parte de PE em alerta nesta terça (11); baixa umidade também preocupa

Condições atmosféricas no interior exigem atenção redobrada e podem afetar diferentes regiões ao longo do dia.

Temporal.
Alerta

Inmet monitora possível formação de ciclone bomba no Brasil; confira detalhes

O fenômeno ocorre quando um sistema de baixa pressão se intensifica rapidamente em um curto período de tempo.

Chuvas no Grande Recife: alagamentos travam principais avenidas e complicam trânsito nesta terça (4)
Tempo

Grande Recife tem chuva acima de 100 mm em 24 horas; ruas amanhecem alagadas

Os números foram divulgados pela Apac às 5h50 desta terça, em meio à intensificação do sistema meteorológico que atua sobre Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter