Pernambuco, 13 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

INMET emite ALERTA laranja de seca em 12 estados e no DF; SAIBA QUAIS

Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

09 de setembro de 2024 às 20:10   - Atualizado às 20:23

Onda de calor

Onda de calor Foto: Bruno Peres/ Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira, 9 de setembro, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) devido à baixa umidade.

Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Além do DF, o alerta vale para os estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O instituto também emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%.

A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Leia Também

Ondas de Calor

O Inmet emitiu ainda um alerta de ondas de calor para os Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta vale até a quinta-feira (12). Nesses estados as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.

Alerta vermelho do Inmet

Na última sexta (6), o Inmet emitiu alerta vermelho, de grande perigo, em relação à baixa umidade nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O instituto disse, em boletim, que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% em áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e em todo o Distrito Federal.

Segundo o Inmet, há grande risco de incêndios florestais e à saúde. Um outro alerta vermelho do instituto alerta para onda de calor em áreas de Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás São Paulo e Minas Gerais. Nesses Estados, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período maior que cinco dias.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:20, 13 Set

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

INMET emite alerta de PERIGO POTENCIAL para VENDAVAL em PERNAMBUCO e outros estados; confira.
Temporal

INMET emite alerta de PERIGO POTENCIAL para VENDAVAL em PERNAMBUCO e outros estados; confira

É recomendado que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de queda e possíveis descargas elétricas.

Inmet prevê chuvas
Clima

INMET prevê chuva acima da MÉDIA no Brasil em setembro; VEJA LOCAIS AFETADOS

O órgão ressaltou que a redução das precipitações em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar.

Aviso de chuva.
Clima

Inmet alerta para queda acentuada de temperatura; saiba onde

A previsão do órgão é de formação de geada, de forma gradativa acompanhando a evolução do ar frio e seco em alguns locais atingidos.

mais notícias

+