Inmet: chuva na rua e pessoa com guarda-chuva. Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso nesta segunda-feira, 15 de dezembro, com início na terça (16), com chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O órgão informou que existe risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Por fim, o instituto divulgou instruções para a população nas áreas afetadas. Confira:
Confira as regiões em risco, segundo o Inmet:
Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense, Litoral Sul Paulista, Noroeste Fluminense, Campinas e Campo das Vertentes.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) confirmou que um bebê e um casal morreram depois que o carro em que estavam foi levado pela força da água durante as chuvas intensas que atingem Palhoça, na Grande Florianópolis. A cidade enfrenta alagamentos e correntezas provocados pela passagem de um ciclone pela região Sul.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo entrando em um ponto alagado e sendo arrastado pela correnteza poucos segundos depois.
Equipes dos bombeiros e da PMSC foram acionadas para atender a ocorrência na Rua Alaor da Silveira, perto da Estrada Geral, no bairro São Sebastião. Ao chegarem, encontraram a Land Rover completamente submersa, virada com as rodas para cima e presa em uma área tomada pela água ao lado da estrutura do contorno viário.
A corporação informou que o casal havia se mudado recentemente para o bairro.
3
08:10, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+