Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet prevê chuvas intensas em Pernambuco nesta semana; veja municípios sob alerta amarelo

O alerta do Inmet não se restringe a Pernambuco. A instabilidade atmosférica deve atingir áreas de outros estados brasileiros.

Gabriel Alves

20 de janeiro de 2026 às 16:41   - Atualizado às 17:11

Pessoas na chuva.

Pessoas na chuva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil. Arte: Portal de Prefeitura

Municípios do Sertão de Pernambuco devem enfrentar chuvas mais intensas nos próximos dias, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de nível amarelo, que indica perigo potencial, tem validade até o domingo, 25 de janeiro, e aponta a possibilidade de volumes significativos de precipitação na região. A previsão é corroborada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que também sinaliza instabilidade no interior do estado.

Segundo o Inmet, o alerta divulgado nesta terça-feira (20) abrange cidades como Afrânio, Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante. Nesses municípios, a expectativa é de chuvas que podem chegar a até 50 milímetros em um único dia.

Além do volume de água, o órgão federal também chama atenção para a ocorrência de ventos mais fortes, que podem atingir velocidades de até 60 quilômetros por hora, aumentando o risco de transtornos pontuais, como queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia e alagamentos em áreas mais vulneráveis.

O alerta do Inmet não se restringe a Pernambuco. A instabilidade atmosférica deve atingir áreas de outros estados brasileiros, incluindo Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, que também estão sob aviso para chuvas intensas no mesmo período.

Em Pernambuco, a Apac reforça o cenário de precipitações no Sertão e mantém o monitoramento das condições meteorológicas. O órgão orienta que a população acompanhe as atualizações dos boletins oficiais e adote cuidados em caso de ocorrência de chuvas mais fortes, especialmente em áreas sujeitas a enxurradas ou dificuldades de drenagem.

Veja Também

As previsões seguem sendo atualizadas de acordo com a evolução dos sistemas climáticos que atuam sobre a região.

Outro alerta

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades na última quarta-feira, 14 de janeiro. São Paulo é o estado mais afetado além de outros seis também estão na lista do Instituto.

Segundo o Inmet, o alerta, válido inicialmente até às 23h59, indica chuvas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. As áreas sob alerta são:

  • São Paulo: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, macro metropolitana, Marília, Araraquara, metropolitana de São Paulo, Assis, litoral sul paulista, Vale do Paraíba paulista
  • Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sul/sudoeste, oeste
  • Rio de Janeiro: sul fluminense
  • Paraná: norte pioneiro, noroeste, norte central, centro oriental, região metropolitana de Curitiba
  • Santa Catarina: norte catarinense, Vale do Itajaí
  • Goiás: sul goiano
  • Mato Grosso do Sul: leste

Com o alerta, o Inmet aponta para o risco de corte de energia elétrica, alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores decorrentes das tempestades.

Na terça-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a capital paulista em estado de atenção por mais de uma hora. A chuva gerou alagamentos, deixou pessoas ilhadas e sem energia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:30, 06 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva ou sol? Confira como fica o tempo em Pernambuco neste fim de semana de eleições.
Previsão

Pernambuco: saiba se chove no domingo (4), dia do 1° turno das eleições, segundo Apac

O clima deve alterar na Região Metropolitana do Recife (RMR), além das Matas Norte e Sul e no Agreste.

Fóssil de medula de preguiça-gigante é encontrado em sítio de Caruaru.
Geologia

Agricultor encontra fósseis de animais pré-históricos após seca em reservatório de Caruaru

Descoberta começou em 2013, quando o trabalhador limpava o local; pesquisadores defendem a preservação dos vestígios encontrados na zona rural.

Calor no Brasil
Clima

Inmet alerta que calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro no Brasil

O cenário pode provocar impactos na agricultura, que pode dificultar a recuperação da umidade do solo e o avanço da semeadura da safra de verão.

mais notícias

+

Newsletter