Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet emite alerta laranja para temporais em São Paulo e mais seis estados brasileiros; saiba quais

Segundo o nstituto, o alerta, válido inicialmente até às 23h59, indica ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Cami Cardoso

14 de janeiro de 2026 às 14:01   - Atualizado às 14:27

Inmet emite alerta laranja para temporais em São Paulo e mais seis estados brasileiros; saiba quais

Inmet emite alerta laranja para temporais em São Paulo e mais seis estados brasileiros; saiba quais Foto: Reprodução / Internet

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades nesta quarta-feira, 14. São Paulo é o estado mais afetado além de outros seis também estão na lista do Instituto.

Segundo o Inmet, o alerta, válido inicialmente até às 23h59, indica chuvas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. As áreas sob alerta são:

São Paulo: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, macro metropolitana, Marília, Araraquara, metropolitana de São Paulo, Assis, litoral sul paulista, Vale do Paraíba paulista

  • Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sul/sudoeste, oeste
  • Rio de Janeiro: sul fluminense
  • Paraná: norte pioneiro, noroeste, norte central, centro oriental, região metropolitana de Curitiba
  • Santa Catarina: norte catarinense, Vale do Itajaí
  • Goiás: sul goiano
  • Mato Grosso do Sul: leste


Com o alerta, o Inmet aponta para o risco de corte de energia elétrica, alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores decorrentes das tempestades.

Na terça-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a capital paulista em estado de atenção por mais de uma hora. A chuva gerou alagamentos, deixou pessoas ilhadas e sem energia.

De acordo com o CGE, a combinação do calor com a entrada da brisa marítima vem criando áreas de instabilidade que geram pancadas de chuva moderadas a fortes. As precipitações em São Paulo nesta quarta, começam de forma isolada, mas podem se intensificar e se tornar generalizadas.

Nos próximos dias, o tempo segue o mesmo padrão com sol entre muitas nuvens nas manhãs, e as chuvas em forma de pancadas fortes, com trovoadas e rajadas de vento entre as tardes e as noites.

Segundo o banco de dados do CGE, janeiro acumula até às 7h desta quarta-feira 81,1 mm de chuva, equivalente a cerca de 31,6% dos 256,4 mm esperados para o mês em São Paulo.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:57, 04 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ex-presidente e ex-ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Saúde

Barroso é internado em São Paulo após intoxicação alimentar contraída durante viagem à França

Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'
Internet

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'

A faça aconteceu enquanto o influenciador reagia a um episódio do programa Pesadelo na Cozinha ao vivo.

Ministro Flávio Dino e Lulinha, filho do presidente Lula
Investigações

Ministro Flávio Dino é sorteado para ser o relator do terceiro inquérito da PF contra Lulinha

A nova apuração tem como foco suspeitas de tráfico de influência envolvendo contratos firmados com a administração federal

mais notícias

+

Newsletter