Inmet: chuva no Recife e outras cidades de Pernambuco. Foto: Camilly Cardoso. Arte: Portal de Prefeitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado, 14 de junho, um alerta de acúmulo de chuva para cidades de Pernambuco. O aviso tem grau de "perigo potencial" e é válido até o final do domingo (15).
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Apesar disso, o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos é considerado baixo.
As cidades incluídas no alerta são:
No Recife, a previsão indica um fim de semana com muitas nuvens e chuvas isoladas. A temperatura mínima prevista é de 29 graus, enquanto a máxima deve alcançar 34 graus.
Como medida de precaução, o Inmet recomenda:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas fortes em Pernambuco, que foi válido para o dia 15 de maio. Trinta municípios ficaram sob a bandeira laranja, que indica perigo potencial devido a volumes de chuva que podem chegar a até 100mm por dia.
O aviso de risco foi renovado às 10h daquele dia e continuou valendo para o restante do dia, conforme as atualizações mais recentes do Inmet.
O volume de chuva já veio sendo registrado desde o dia anterior (14), elevando o alerta para possíveis transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e interrupções no tráfego urbano.
Municípios que entraram em alerta
Confira a lista das cidades incluídas no alerta de perigo do Inmet:
2
03:51, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+