Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet emite alerta de chuva intensa para 85 municípios de Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas persistentes e intensas, capazes de gerar transtornos e exigir atenção redobrada da população e dos órgãos de defesa civil.

Fernanda Diniz

23 de fevereiro de 2026 às 15:02   - Atualizado às 15:03

Chuva em Pernambuco.

Chuva em Pernambuco. Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas intensas que atinge 85 municípios de Pernambuco, válido até a noite de terça-feira (24).

O aviso está classificado na bandeira amarela, considerada de Perigo Potencial, e alerta para condições climáticas que podem trazer riscos à população, principalmente em áreas urbanas suscetíveis a alagamentos.

A região sob alerta inclui toda a faixa litorânea do estado, a Região Metropolitana do Recife e grande parte das zonas da Mata Norte, Mata Sul e Agreste, alcançando cidades de destaque como Caruaru.

O Inmet prevê chuvas persistentes e intensas, capazes de gerar transtornos e exigir atenção redobrada da população e dos órgãos de defesa civil.

Previsão do tempo e impactos

De acordo com os meteorologistas, os acumulados de chuva devem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar 50 milímetros ao longo do dia.

Veja Também

Além disso, os ventos devem soprar com intensidade de até 60 km/h, o que aumenta a possibilidade de quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alagamentos em áreas vulneráveis.

Embora a bandeira amarela indique um risco menor do que a laranja ou vermelha, as autoridades alertam que os efeitos das chuvas podem ser significativos em locais com infraestrutura de drenagem precária ou já saturada.

Municípios sob atenção

Entre as cidades incluídas no alerta estão importantes centros urbanos e turísticos, como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Palmares e Gravatá. Diversas localidades do Agreste e da Zona da Mata também constam na lista, incluindo Abreu e Lima, Bezerros, Bonito, Camaragibe, Carpina, Itapissuma, Limoeiro, Paudalho, Pombos, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, entre outras.

Situação crítica no Sertão

Enquanto a maior parte do estado está sob alerta amarelo, o município de Afrânio, no Sertão, apresenta aviso de bandeira laranja, indicando maior gravidade.

Nesse local, a previsão é de chuvas mais intensas, com volumes que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora e chegar a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos de até 100 km/h, aumentando o risco de danos materiais e acidentes.

Orientações para a população

O Inmet recomenda que a população evite se deslocar por áreas alagadas, redobre cuidados ao dirigir em trechos com água acumulada, desligue aparelhos elétricos em caso de tempestades e acompanhe atualizações por meio de canais oficiais.

As prefeituras também são orientadas a manter plantões de monitoramento, alertar moradores de áreas de risco e agir rapidamente em caso de emergências.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:46, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cratera se forma em orla do Grande Recife após temporal
Chuva

Cratera se forma em orla do Grande Recife após temporal; prefeitura detalha obras de contenção

A orientação é para que moradores e pessoas que circulam pela região não se aproximem do ponto afetado. A medida busca evitar acidentes enquanto técnicos avaliam a situação.

Chuva em Pernambuco faz cidades suspenderem aulas nesta terça (4)
Meteorologia

Chuva em Pernambuco faz cidades suspenderem aulas nesta terça (4)

A decisão ocorre após acumulados expressivos de precipitação na RMR. Segundo a Apac, Paulista registrou 104 milímetros nas últimas 24 horas.

Chuvas no Grande Recife: alagamentos travam principais avenidas e complicam trânsito nesta terça (4)
Tempo

Grande Recife tem chuva acima de 100 mm em 24 horas; ruas amanhecem alagadas

Os números foram divulgados pela Apac às 5h50 desta terça, em meio à intensificação do sistema meteorológico que atua sobre Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter