Aviso de perigo potencial segue até sexta-feira (17), mas o estado pernambucano tem quinta-feira de tempo firme, com possibilidade de chuva isolada em alguns pontos do estado.
16 de abril de 2026 às 13:50 - Atualizado às 14:17
Três estados nordestinos ainda tem alerta amarelo. Foto: Reprodução.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira, 16 de abril, um aviso de chuvas intensas com grau de severidade de perigo potencial para áreas do Nordeste. O alerta começou no início da manhã e segue até o final da sexta-feira, 17 de abril.
No Nordeste, o aviso atinge regiões do Ceará, Maranhão e Piauí. Entre as áreas afetadas estão Norte Cearense, Noroeste Cearense, Sertões Cearenses, Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Centro Maranhense, Sul Maranhense, Centro-Norte Piauiense, Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense e Sudeste Piauiense.


A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Apesar de o risco ser classificado como baixo, o Inmet alerta para possibilidade de queda de galhos, alagamentos pontuais, corte de energia e descargas elétricas.
A orientação é não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Em Pernambuco, o tempo segue firme nesta quinta-feira, 16 de abril, com muitas nuvens à noite em todo o estado, cenário que também se repete em boa parte do Nordeste.
Em Recife, o tempo segue com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura varia entre 24°C e 30°C, com umidade chegando a 95% e ventos fracos ao longo do dia.
Na sexta-feira, 17 de abril, a capital pernambucana deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, com mínima de 24°C e máxima de 32°C. A tendência é de tempo abafado, com umidade podendo alcançar 100% e rajadas de vento no período da tarde.
No sábado e no domingo, a previsão continua indicando muitas nuvens com pancadas isoladas, sem mudança brusca no comportamento do tempo. Já na segunda-feira, 20 de abril, há previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
2
3
4
17:01, 16 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
Aviso indica precipitações de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, com risco de alagamentos e quedas de energia.
139 cidades estão sob nível laranja de risco, enquanto outras 180 entram em aviso amarelo entre esta terça-feira (14) e a quarta-feira (15).
De acordo com o órgão, a previsão indica precipitações com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros acumulados ao longo do dia.
mais notícias
+