Inmet: chuva em Pernambuco. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de potencial risco de chuvas para 24 municípios de Pernambuco nesta sexta-feira (11) e início do sábado (12). Segundo o boletim, o alerta se concentra especialmente em áreas da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul, todas na faixa litorânea do estado.
A previsão aponta para precipitações com volume entre 20 mm e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm no acumulado diário. Apesar do volume moderado, o Inmet recomenda atenção para possíveis alagamentos pontuais em áreas urbanas, além de deslizamentos em regiões de encosta.
Entre os municípios incluídos no alerta estão Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Palmares, entre outros da zona da Mata pernambucana. O instituto destaca que o volume de chuvas esperado não configura risco extremo, mas exige monitoramento, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Evite enfrentar áreas com histórico de alagamento
Não trafegue em ruas alagadas ou sob pontes com risco de enxurrada
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199
Para o restante do fim de semana, a previsão do tempo segue com possibilidade de chuvas isoladas no litoral, mas o interior do estado deve continuar com tempo mais estável e temperaturas amenas. A região Sul do país, em contrapartida, deve registrar pouca chuva e tempo seco, segundo o mesmo boletim.
Acompanhe atualizações em tempo real nos canais oficiais do Inmet e da Defesa Civil de Pernambuco.
2
4
15:04, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+