inmet emite alertas perigo potencial rmr regioes pernambuco Foto: Portal de Prefeitura
O Brasil vive um momento de contrastes climáticos marcantes nesta semana. Enquanto o Nordeste e o Norte do país enfrentam chuvas fortes e risco de temporais, especialmente na Bahia, as regiões Sul e Sudeste experimentam um frio intenso e amanheceres gelados, típicos do fenômeno climático La Niña.
No Sul, o frio já se faz sentir com intensidade, principalmente nas áreas de maior altitude. Nas serras gaúcha e catarinense, as temperaturas despencam e geadas são esperadas, com termômetros podendo registrar menos de 5°C. Apesar do frio, o sol aparece durante a tarde, amenizando um pouco a sensação de frio, mas ventos fortes podem reforçar o frio sentido principalmente no litoral gaúcho e no noroeste do Paraná.
No Sudeste, o amanhecer também está marcado pelo frio. Em São Paulo, as temperaturas ficam próximas dos 10°C e existe até risco de geada em regiões serranas, como a Serra da Mantiqueira. O sol aparece entre nuvens e as máximas chegam a 22°C. O ar seco predomina no interior paulista e mineiro, fazendo a umidade relativa do ar cair para níveis preocupantes, abaixo dos 30%. No Espírito Santo, a umidade do mar mantém o tempo mais instável, com chuva fraca ao longo do dia.
Já o Nordeste enfrenta chuvas intensas, com a Bahia em alerta para alagamentos. Salvador e a região do Recôncavo devem ter chuva forte, acompanhada de ventos e mar agitado, com temperaturas amenas entre 21°C e 25°C. Outras capitais nordestinas, como Recife, Maceió e Aracaju, também deverão registrar pancadas rápidas e sensação de abafamento.
O Norte do Brasil não fica atrás, com instabilidade e temporais em Manaus, Belém e Macapá, além do calor intenso típico da primavera amazônica. A combinação de calor e alta umidade favorece pancadas fortes, especialmente ao final do dia.
Esse contraste climático é resultado direto da permanência do fenômeno La Niña, que mantém o frio no Centro-Sul do país, e da influência de sistemas de baixa pressão e ventos úmidos que aumentam a ocorrência de chuvas no Norte e Nordeste. A expectativa dos meteorologistas é que o frio fora de época siga até o início do próximo ano, enquanto as chuvas no Nordeste permanecem intensas ao longo desta semana.
Diante desse cenário, é importante redobrar a atenção para possíveis riscos de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis, principalmente nas regiões litorâneas da Bahia. Ao mesmo tempo, a população do Sul e Sudeste deve se preparar para noites e manhãs frias, cuidando especialmente dos grupos mais sensíveis às baixas temperaturas.
Da redação do Portal com informações do site Olhardigital.com.br
3
4
13:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+