De acordo com a Apac, os níveis dos rios seguem sendo acompanhados em tempo real e os avisos podem ser atualizados a qualquer momento.
01 de maio de 2026 às 10:42 - Atualizado às 10:46
Rio Capibaribe. Foto: Reprodução
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que três rios entraram em cota de alerta na manhã desta sexta-feira, 1º de maio, em meio às chuvas que atingem o estado. O monitoramento aponta risco de elevação dos níveis e possibilidade de inundação em municípios do Grande Recife e da Zona da Mata Norte.
O primeiro a atingir o nível de atenção foi o Rio Capibaribe, às 8h31. O alerta abrange os municípios do Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata, sendo este último apontado como área de maior preocupação no momento.
Na sequência, o Rio Tracunhaém também entrou em cota de alerta, com impacto potencial para as cidades de Nazaré da Mata, Itaquitinga e Goiana, todas na Zona da Mata Norte.
Já às 10h10 da manhã, o Rio Duas Unas passou a integrar a lista de monitoramento, elevando o risco principalmente na região central de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a Apac, os níveis dos rios seguem sendo acompanhados em tempo real e os avisos podem ser atualizados a qualquer momento, a depender do volume de chuvas nas próximas horas.
Confira abaixo recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em caso de fortes chuvas:
2
3
4
12:31, 01 Mai
23
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o alerta, o nível do rio já ultrapassou o limite de segurança, provocando extravasamento e impactos nas cidades.
A medida foi adotada devido aos riscos associados ao alto volume de precipitação e à possibilidade de agravamento dos cenário.
maior acumulado no período foi registrado em Abreu e Lima, com mais de 120 mm de precipitação.
mais notícias
+